Confira por onde estão os Boeing 777 que voaram na Malaysia Airlines

Em abril de 1997, a Malaysia Airlines recebeu seu primeiro Boeing 777-200: o 9M-MRA. A partir de então, outras 16 unidades do modelo foram incorporadas pela companhia, que chegou contar com 17 Triple Seven em atividade (simultaneamente). O último recebido foi o 9M-MRQ, em dezembro de 2004.
Em 2013, a Malaysia se desfez de dois exemplares. O ano seguinte guardava surpresas negativas para a empresa: duas perdas totais de 777 em menos de 5 meses. O primeiro foi o de matrícula 9M-MRO, que desapareceu em 7 de março de 2014 enquanto cumpria o voo MH370 entre Kuala Lumpur e Pequim. Algum tempo depois, em 17 de julho do mesmo ano, o 9M-MRD foi abatido enquanto sobrevoava uma zona de conflito na Ucrânia no voo MH17 entre Holanda e Malásia.
Com a perda das duas aeronaves, a empresa entrou em crise e, a partir de então, passou por diversas mudança, entre elas, a aposentadoria da frota de 777. A última operação com o modelo na Malaysia aconteceu em janeiro de 2016 e foi entre Guangzhou e Kuala Lumpur. Abaixo, confira qual foi o destino dos 777 que operaram na Malaysia Airlines (o 9M-MRD e 9M-MRO não entraram na lista):
Matrícula | Status Atual |
9M-MRA | Parcialmente desmontado em Kuala Lumpur |
9M-MRB | Desmontado em Tel Aviv |
9M-MRC | Estocado / Registrado como N821JT na Eastern Airlines |
9M-MRE | Estocado em Kuala Lumpur |
9M-MRF | Estocado em Victorville como VP-BVA |
9M-MRG | Desmontado em Lake Charles Chennaut |
9M-MRH | Desmontado em 2017 em Phoenix |
9M-MRI | Estocado em Tel Aviv |
9M-MRJ | Desmontado em 2020 em Teruel |
9M-MRK | Desmontado em Orlando (Sanford) |
9M-MRL | Estocado em Kansas City |
9M-MRM | Estocado em Kansas City |
9M-MRN | Desmontado em 2018 em Kuala Lumpur |
9M-MRP | Estocado em Harare / Registrado como Z-RGM pela Air Zimbabwe |
9M-MRQ | Estocado em Harare / Registrado como Z-NBE pela Air Zimbabwe |