Compare as diferenças entre as gerações E1 e E2 do Embraer 195

Compare as diferenças entre as gerações E1 e E2 do Embraer 195

A família dos E-Jets certamente é um dos maiores sucessos comerciais da Embraer. A geração E1 entrou em serviço em 2004, com a LOT Polish Airlines, que é cliente fiel do modelo até hoje.

Visando dar continuidade e aprimorar o projeto, a fabricante brasileira anunciou em 2013 a nova geração dos E-Jets: os Embraer E2. Maiores e mais econômicos que os seus antecessores, os novos jatos chegaram ao mercado em 2018 com a primeira entrega para a Widerøe, que recebeu o modelo Embraer 190-E2. No ano seguinte, a Azul estreou comercialmente o E195-E2 com a chegada do PR-PJN.

O modelo Embraer 195 da versão E1 é o terceiro mais popular da primeira família dos E-Jets (E170, E175, E190 e E195), com 172 unidades entregues, enquanto o Embraer 195-E2 se tornou o mais vendido da nova geração, com mais de 230 encomendas. Separamos aqui as principais diferenças entre os modelos. Confira:

Embraer 195 E1 Embraer 195 E2
Configuração máxima até 124 assentos em classe única até 146 assentos em classe única
Comprimento 38,66 m 41,5 m
Altura 10,54 m 10,91 m
Envergadura 28,73 m 35,12 m
Motorização 2× General Electric CF34-10E 2x Pratt & Whitney PW1000G
Total produzidos 172 52 (até o momento)
Total encomendados 172 245 (até o momento)
Autonomia* 3.704 km (LR) / 4.260 km (AR) 4.815 km
Peso máximo de decolagem* 50.790 kg (LR) / 52.290 kg (AR) 61.500 kg
Teto operacional 41 mil pés  41 mil pés 
Maior operadora (atual) Azul Linhas Aéreas  Azul Linhas Aéreas e KLM 

*Existem duas versões do Embraer 195: a AR e a LR
Informações via Embraer


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Podendo acomodar mais passageiros, o Embraer 195-E2 ganhou uma nova motorização e tem autonomia maior que o seu antecessor, permitindo com que as empresas aéreas explorem um leque ainda mais amplo de rotas.

A nova geração dos E-Jets chega a ser também 25% mais econômica com relação ao custo por assento, quando a comparamos com a versão anterior, além de contar com assentos 30% mais amplos.

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Possibilidades de configuração do Embraer 195 E1. Foto via Embraer
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Possibilidades de configuração do Embraer 195-E2. Foto via Embraer

Outras diferenças entre o Embraer 195 E1 e E2 podem ser observadas nos bagageiros, que são maiores, e também no cockpit. O E195 da geração E1 ganhou recentemente uma versão 100% cargueira, e essa é mais uma questão que o difere do E2, que atualmente possui somente a versão para transportes de passageiros.

A família do Embraer E2 é um dos carros-chefe do portfólio atual da Embraer e no último ano conquistou importantes encomendas.

A Azul Linhas Aéreas é a maior operadora de ambos os modelos 195 da Embraer e fica empatada com a KLM na série E2. Ambas contam atualmente com quinze unidades do Embraer 195-E2.

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