Azul Conecta planeja operar com Cessna Grand Caravan em modelo híbrido-elétrico

oA Azul Conecta, sempre comprometida com o desenvolvimento do Brasil e do mundo, anuncia hoje a intenção de atualizar até seis Cessna Grand Caravan para aeronaves híbridas-elétricas em parceria com a norte-americana Ampaire, empresa líder em aviação elétrica. 

A atualização das aeronaves vem ao encontro dos objetivos da companhia em zerar as emissões de carbono até 2045. Com isso, ela adere ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, se torna a primeira aérea do Brasil a fazer parte da Agência ONU, dedicada ao desenvolvimento empresarial em linha com os indicadores da Agenda 2030. 

Além disso, a Azul Conecta em parceria com a Ampaire prestará serviços de conversão para o Eco Caravan, a outras operadoras na América do Sul. As operadoras envolvidas serão as com interesse em inovar e adotar o método sustentável que o projeto tem a oferecer. 

Benefícios do Eco Caravan 

O Eco Caravan, como é conhecido o avião híbrido-elétrico da Ampaire, reduz o consumo de combustível e as emissões em até 70%. Sendo assim, as emissões podem se aproximar de zero quando se utiliza combustível sustentável de aviação (SAF). O custo de assento por km de operação é reduzido em 25% ou mais, dependendo da infraestrutura da rota utilizada. Essa redução auxilia as companhias aéreas a gerenciarem as despesas beneficiando os passageiros.   

A aeronave híbrida-elétrica preserva a autonomia do Cessna Grand Caravan, assim podendo manter o transporte de até nove passageiros e mais de 1.100kg de carga.  O excelente alcance e a capacidade de transporte de carga do Eco Caravan são superiores aos aviões com projetos totalmente elétricos, elétricos a hidrogênio e até mesmo outros com a proposta híbrido-elétricos. 

O primeiro de uma nova geração de aeronaves elétricas sustentáveis 

A tecnologia de propulsão do Eco Caravan é escalável para aeronaves regionais de maior porte e, a Ampaire planeja implementar rapidamente sistemas de propulsão mais potentes, beneficiando a sustentabilidade das companhias aéreas. 

 Primeiro a comercializar 

A Ampaire está trabalhando com o FAA para que o Eco Caravan receba um Certificado de Tipo Complementar (STC) em 2024. A abordagem da Ampaire difere de outros concorrentes por não requerer um programa completo de certificação de aeronaves, que poderia aumentar o tempo e o custo do projeto. Aqui no Brasil, a empresa norte-americana terá o apoio da Azul Conecta para obter a validação do certificado junto à ANAC.

Foto: Flávio Marcos de Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?