24 de fevereiro – Dia do Piloto de Helicóptero

Hoje comemora-se o Dia do Piloto de Helicóptero. A origem de sua celebração emergiu de um trágico acontecimento ocorrido na tarde de 24/2/1972, quando um incêndio atingiu o Edifício Andraus, em São Paulo. Fugindo do fogo que avançava com rapidez, as pessoas subiram até a cobertura do prédio.

A situação chamou atenção do piloto Walmir Sayão, que voava pela região em um helicóptero Hiller FH 1100. Ele se voou até o local e deu início a uma complexa operação de resgate.

Logo outros helicópteros apareceram para auxiliar, e 500 pessoas, que estavam no edifício, foram resgatadas por 12 pilotos.

O fato heroico marcou uma das operações de resgate com helicópteros mais complexas do Brasil e deu origem ao Dia do Piloto de Helicóptero.

De acordo com a Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe), São Paulo possui a maior frota de helicópteros do mundo. São mais de 400 unidades sobrevoando os céus da região metropolitana da capital paulista todos os dias.

(Foto: Rodrigo Cozzato)

No Brasil, o número de helicópteros ativos está na casa dos 2 mil e em ritmo de crescimento, abrindo mais oportunidades aos comandantes do nicho.

Versáteis, os profissionais da área podem atuar em diversos segmentos, como offshore, aeromédico, resgate, privado, forças armadas, táxi-aéreo, instrução ou também voos panorâmicos.

> Nos acompanhe no Facebook: Revista Flap International

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?