Infraero faz licitação para exploração comercial de terminal de carga no Campo de Marte

Área a ser cedida, que dispõe de 4.384 m², conta com um pátio de estacionamento de aeronaves com 22 posições

A Infraero realiza no dia 17 de abril às 9h, licitação para a concessão de um armazém para servir como terminal de logística de carga no Aeroporto Campo de Marte/SP. A permissão de utilização do espaço prevê a exploração comercial do complexo e operação das atividades de armazenagem e movimentação de cargas por dez anos, com preço mínimo mensal de R$ 60 mil e preço básico inicial de R$ 100 mil. A área a ser licitada, que dispõe de 4.384 m², conta com um pátio de estacionamento de aeronaves com 22 posições, sendo uma para estacionamento de aeronave King Air 350 ou três para estacionamento do modelo C208 Grand Caravan, que pode ser utilizada como cargueiro. As demais posições são limitadas às aeronaves de menor porte. A iniciativa faz parte do novo posicionamento estratégico da estatal, que prevê a exploração comercial de áreas situadas em alguns de seus aeroportos para o segmento de negócios logísticos. Por se tratar de uma concessão sem obrigatoriedade de investimentos, o vencedor deverá arcar com eventuais adequações estruturais e futuras ampliações mediante autorização da Infraero. A empresa ganhadora também terá liberdade de escolher produtos e serviços mais aderentes à sua realidade mercadológica, sem uma predefinição ou enquadramento prévio da estatal. Caso necessário, o concessionário poderá solicitar à Receita Federal o alfandegamento da área para operação de cargas internacionais, atendendo aos requisitos legais exigidos e respeitando a capacidade operacional e segurança da aviação. O Aeroporto Campo de Marte completou 97 anos em julho do ano passado. As 69.137 aeronaves que pousaram ou decolaram no terminal em 2017 transportaram 118.984 passageiros. Vale lembrar que 55% das operações do terminal de helicópteros. O aeroporto possui infraestrutura que permite pouso e decolagem noturnos em uma pista de 1.600 metros, além de um heliponto. Embora o aeroporto não possua linhas aéreas regulares, ele é o 5º em movimento operacional no Brasil. Além disso, é um importante hub do agronegócio brasileiro, ligando mais de 1.300 municípios, bem como um centro de formação de pilotos: as escolas de aviação ali instaladas formam anualmente cerca de 1100 profissionais da aviação (pilotos privados e comerciais e comissários de voo). Em comunicado, a Infraero esclarece que adiou a abertura da licitação de concessão de área para que as empresas interessadas tenham mais tempo para avaliar o projeto e apresentar suas propostas.

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