Conheça o Aeroporto Internacional Casa de Campo, em La Romana

Em setembro, conhecemos o Aeroporto Internacional de Kilimanjaro, na Tanzânia, que serve como principal porta de entrada para quem quer visitar a mais alta montanha da África ou embarcar em safáris pelo Serengeti. Hoje, voaremos até a República Dominicana para explorar um aeroporto que funciona de forma interligada com um porto e está situado em uma região bastante turística da região, englobando Bayahibe, Dominicus e Casa de Campo. Estamos falando do Aeroporto Internacional de La Romana.
Introdução
La Romana é a sétima maior cidade da República Dominicana e está situada a pouco mais de 120 km de Santo Domingo, capital do país, ou a pouco mais de 75 km de Punta Cana. É a cidade dominicana com maior índice de empregabilidade, beirando os 100%. A maioria das pessoas que vivem por lá trabalham com turismo. O plantio de cana-de-açúcar é outro ponto importante na economia local.

Atualmente, o principal aeroporto da região é o Casa de Campo La Romana International. Mas antes de sua construção, outro aeroporto existia por ali.
História
Tudo começou no final da década de 60 com a construção de uma pista de pouso em terrenos em Cajuiles, local que hoje faz parte do complexo Casa de Campo. O pequeno aeroporto, que levava o nome da região (Cajuiles), foi utilizado, a princípio, para aviões privados ou agrícolas.
Já no início dos anos 70, a pista foi estendida para 1.800 m e sua superfície consistia em uma mistura de asfalto com areia. Sendo assim, aeronaves de maior porte começaram a operar por lá, atendendo às companhias do parque industrial de zonas francas que havia sido estabelecido na República Dominicana.
A autorização para voos regulares de passageiros, carga e correios veio em novembro de 1978, convertendo assim o local oficialmente em um aeroporto internacional, que agora passava a se chamar Aeropuerto Internacional de Punta Aguila.

A década de 90 trouxe mais transformações ao local, que, em 1995, teve a pista ampliada para 2.003 metros de comprimento por 31 metros de largura. Na época, a American Airlines e a American Eagle contavam com voos diretos de lá para San Juan (ATR 72) e Miami (Boeing 727). Mesmo com as reformas recentes, ficou decidido a construção de um novo aeroporto em La Romana e as obras se iniciaram em 1998.

Com uma arquitetura única em seu terminal, remetendo a um engenho de cana-de-açúcar, e com um pátio principal capaz de acomodar 7 aeronaves de grande porte, o novo e atual aeroporto de La Romana foi inagurado em 14 de dezembro de 2000. O valor das obras ficou em US$ 100 milhões.
Operação Aeroporto-Porto
O Aeroporto Internacional Casa de Campo possui uma operação estreita em conjunto com o porto de cruzeiros de La Romana, principalmente durante os períodos de alta temporada. Durante o ano, diversos navios de cruzeiro passam ou iniciam sua viagem a partir do porto de La Romana, incluindo de empresas como TUI Cruises, Costa Cruises, Norwegian Cruise Line, Royal Caribbean, entre outras.

Para abastecer os navios que partem do local, aviões em voos fretados chegam em La Romana e, ao desembarcar, o passageiro desce da aeronave, caminha por alguns metros e já entra em um ônibus, que o leva direto, em 10 minutos, ao porto, sem necessidade de passar pelos trâmites de imigração e aduana no aeroporto. As bagagens fazem o mesmo percurso, mas em um veículo separado. No caminho inverso (Porto-Aeroporto), o passageiro pode realizar o check-in e despachar sua bagagem ainda no porto.

Andrés Fernández, Gerente Comercial do Porto e Aeroporto de La Romana, disse que “a primeira impressão é a que fica, portanto, esse trânsito Aeroporto-Porto precisa acontecer de forma prática e eficiente para maior comodidade do passageiro”.
Voos da Rússia e Ucrânia
Antes do início do conflito entre Rússia e Ucrânia, o Aeroporto de La Romana recebia diversos voos semanais, lotados de turistas, de ambos os países, operados pelas empresas Azur Air e Azur Air Ukraine. A aérea russa utilizava o Boeing 777-300ER com capacidade para 531 passageiros e a aérea ucraniana operava com o 767-300ER.

Em 2019, a rota de/para Moscou foi a mais movimentada para o Aeroporto de La Romana, registrando 186.021 passageiros. Nesse mesmo ano, St. Petersburgo apareceu em 3º lugar com 25.178 passageiros e Kiev em 4º lugar com 24.057.
Atualmente, estes voos estão descontinuados, sem previsão de retorno.
O Aeroporto Hoje
Com o fim abrupto dos voos para Rússia e Ucrânia, o movimento no Aeroporto de La Romana despencou nos meses de março e abril de 2022 e foi se recuperando com a chegada da alta temporada já no final de maio. Os italianos também estão entre os visitantes que mais passam pelo local e hoje dominam a lista. Em 2019, as rotas para Milão e Roma ficaram em 2º e 5º lugar, respectivamente.

Em abril deste ano, as empresas Red Air, da República Dominicana, e Laser Airlines, da Venezuela, criaram um hub em La Romana, facilitando o deslocamento de passageiros entre Estados Unidos e Venezuela, uma vez que companhias aéreas venezuelanas não podem operar nos EUA devido a sanções. Como funciona:
- São quatro voos diários, dois de cada uma. Os da Laser são de/para Caracas e os da Red Air são de/para Miami. Em La Romana, os passageiros que chegam de Caracas podem embarcar no voo para Miami (trocando de aeronave) e vice-versa. Há viajantes que ficam na República Dominicana, mas a porcentagem é pequena em relação aos que realizam a conexão. Ambas as companhias operam com o clássico MD-80, tornando La Romana um verdadeiro hub de Maddogs.

Confira mais detalhes dos voos atualmente operados a partir de La Romana:
Operadora | Rota | Frequência semanal | Equipamento |
LASER Airlines | La Romana-Caracas | 14 voos semanais | MD-80 |
Red Air | La Romana-Miami | 14 voos semanais | MD-80 |
Neos | La Romana-Roma
La Romana-Kingston-Milão |
1 voo semanal
1 voo semanal |
787-9 |
Em novembro, o aeroporto ganhará uma nova operadora: a Silver Airways. Serão oferecidos quatro voos semanais para San Juan a partir de 16/11, todos operados pelo ATR da companhia.

Empresas como Condor, Sunwings, Air Transat, Eurowings (Discover), TUI Fly e JetBlue também são comuns em La Romana, mas geralmente nos meses de alta temporada. A Gol Linhas Aéreas chegou a operar uma frequência semanal entre Guarulhos e o Aeroporto Casa de Campo durante alguns meses entre 2014 e 2015.

Outro ponto forte de LRM é a aviação de negócios, principalmente entre o Natal e o Revéillon, quando o pátio executivo fica tão cheio que é preciso negociar espaço para utilizar as posições onde param os jatos comerciais. O Aeroporto de La Romana é o que mais recebe movimento de aeronaves executivas em toda a República Dominicana.

O Antonov 124 é a maior aeronave, até o momento, que já pousou por lá.

Especificações
- Código ICAO: MDLR
- Código IATA: LRM
- Pista:
- Cabeceiras 11 e 29
- Comprimento: 2.950 m
- Largura: 45 m
- Operação 24h durante os 7 dias da semana
- O aeroporto possui uma Sala VIP e também Duty Free