Conheça o Aeroporto Internacional Casa de Campo, em La Romana

Explore detalhes do Aeroporto Casa de Campo, em La Romana

Em setembro, conhecemos o Aeroporto Internacional de Kilimanjaro, na Tanzânia, que serve como principal porta de entrada para quem quer visitar a mais alta montanha da África ou embarcar em safáris pelo Serengeti. Hoje, voaremos até a República Dominicana para explorar um aeroporto que funciona de forma interligada com um porto e está situado em uma região bastante turística da região, englobando Bayahibe, Dominicus e Casa de Campo. Estamos falando do Aeroporto Internacional de La Romana.

Introdução

La Romana é a sétima maior cidade da República Dominicana e está situada a pouco mais de 120 km de Santo Domingo, capital do país, ou a pouco mais de 75 km de Punta Cana. É a cidade dominicana com maior índice de empregabilidade, beirando os 100%. A maioria das pessoas que vivem por lá trabalham com turismo. O plantio de cana-de-açúcar é outro ponto importante na economia local.

1024px Dominican Republic Regions map
Foto: Wikimedia

Atualmente, o principal aeroporto da região é o Casa de Campo La Romana International. Mas antes de sua construção, outro aeroporto existia por ali.

História

Tudo começou no final da década de 60 com a construção de uma pista de pouso em terrenos em Cajuiles, local que hoje faz parte do complexo Casa de Campo. O pequeno aeroporto, que levava o nome da região (Cajuiles), foi utilizado, a princípio, para aviões privados ou agrícolas.

Já no início dos anos 70, a pista foi estendida para 1.800 m e sua superfície consistia em uma mistura de asfalto com areia. Sendo assim, aeronaves de maior porte começaram a operar por lá, atendendo às companhias do parque industrial de zonas francas que havia sido estabelecido na República Dominicana.

A autorização para voos regulares de passageiros, carga e correios veio em novembro de 1978, convertendo assim o local oficialmente em um aeroporto internacional, que agora passava a se chamar Aeropuerto Internacional de Punta Aguila.

airport.jpg
Foto: La Romana Airport

A década de 90 trouxe mais transformações ao local, que, em 1995, teve a pista ampliada para 2.003 metros de comprimento por 31 metros de largura. Na época, a American Airlines e a American Eagle contavam com voos diretos de lá para San Juan (ATR 72) e Miami (Boeing 727). Mesmo com as reformas recentes, ficou decidido a construção de um novo aeroporto em La Romana e as obras se iniciaram em 1998.

thumbnail Aeropuerto Punta Aguila 5
Foto: La Romana Airport

Com uma arquitetura única em seu terminal, remetendo a um engenho de cana-de-açúcar, e com um pátio principal capaz de acomodar 7 aeronaves de grande porte, o novo e atual aeroporto de La Romana foi inagurado em 14 de dezembro de 2000. O valor das obras ficou em US$ 100 milhões.

Operação Aeroporto-Porto

O Aeroporto Internacional Casa de Campo possui uma operação estreita em conjunto com o porto de cruzeiros de La Romana, principalmente durante os períodos de alta temporada. Durante o ano, diversos navios de cruzeiro passam ou iniciam sua viagem a partir do porto de La Romana, incluindo de empresas como TUI Cruises, Costa Cruises, Norwegian Cruise Line, Royal Caribbean, entre outras.

thumbnail image001 1 2
Foto: La Romana Airport

Para abastecer os navios que partem do local, aviões em voos fretados chegam em La Romana e, ao desembarcar, o passageiro desce da aeronave, caminha por alguns metros e já entra em um ônibus, que o leva direto, em 10 minutos, ao porto, sem necessidade de passar pelos trâmites de imigração e aduana no aeroporto. As bagagens fazem o mesmo percurso, mas em um veículo separado. No caminho inverso (Porto-Aeroporto), o passageiro pode realizar o check-in e despachar sua bagagem ainda no porto.

LRM HORIZONTAL 4 menor resolucion
Foto: La Romana

Andrés Fernández, Gerente Comercial do Porto e Aeroporto de La Romana, disse que “a primeira impressão é a que fica, portanto, esse trânsito Aeroporto-Porto precisa acontecer de forma prática e eficiente para maior comodidade do passageiro”.

Voos da Rússia e Ucrânia

Antes do início do conflito entre Rússia e Ucrânia, o Aeroporto de La Romana recebia diversos voos semanais, lotados de turistas, de ambos os países, operados pelas empresas Azur Air e Azur Air Ukraine. A aérea russa utilizava o Boeing 777-300ER com capacidade para 531 passageiros e a aérea ucraniana operava com o 767-300ER.

76613086 2746037685446824 1420385924335796224 n 2
Foto: La Romana Airport

Em 2019, a rota de/para Moscou foi a mais movimentada para o Aeroporto de La Romana, registrando 186.021 passageiros. Nesse mesmo ano, St. Petersburgo apareceu em 3º lugar com 25.178 passageiros e Kiev em 4º lugar com 24.057.

Atualmente, estes voos estão descontinuados, sem previsão de retorno.

O Aeroporto Hoje

Com o fim abrupto dos voos para Rússia e Ucrânia, o movimento no Aeroporto de La Romana despencou nos meses de março e abril de 2022 e foi se recuperando com a chegada da alta temporada já no final de maio. Os italianos também estão entre os visitantes que mais passam pelo local e hoje dominam a lista. Em 2019, as rotas para Milão e Roma ficaram em 2º e 5º lugar, respectivamente.

IMG 4179
Sala de embarque/desembarque. Foto: Fábio Passalacqua

Em abril deste ano, as empresas Red Air, da República Dominicana, e Laser Airlines, da Venezuela, criaram um hub em La Romana, facilitando o deslocamento de passageiros entre Estados Unidos e Venezuela, uma vez que companhias aéreas venezuelanas não podem operar nos EUA devido a sanções. Como funciona:

  • São quatro voos diários, dois de cada uma. Os da Laser são de/para Caracas e os da Red Air são de/para Miami. Em La Romana, os passageiros que chegam de Caracas podem embarcar no voo para Miami (trocando de aeronave) e vice-versa. Há viajantes que ficam na República Dominicana, mas a porcentagem é pequena em relação aos que realizam a conexão. Ambas as companhias operam com o clássico MD-80, tornando La Romana um verdadeiro hub de Maddogs.
Red Air
Foto: Fábio Passalacqua

Confira mais detalhes dos voos atualmente operados a partir de La Romana:

Operadora Rota Frequência semanal Equipamento
LASER Airlines La Romana-Caracas 14 voos semanais MD-80
Red Air La Romana-Miami 14 voos semanais MD-80
Neos La Romana-Roma

La Romana-Kingston-Milão

1 voo semanal

1 voo semanal

787-9

Em novembro, o aeroporto ganhará uma nova operadora: a Silver Airways. Serão oferecidos quatro voos semanais para San Juan a partir de 16/11, todos operados pelo ATR da companhia.

361885206 654574750033263 7141340127445373660 n 2
Foto: La Romana Airport

Empresas como Condor, Sunwings, Air Transat, Eurowings (Discover), TUI Fly e JetBlue também são comuns em La Romana, mas geralmente nos meses de alta temporada. A Gol Linhas Aéreas chegou a operar uma frequência semanal entre Guarulhos e o Aeroporto Casa de Campo durante alguns meses entre 2014 e 2015.

129725234 3727353397315243 2479056798088552998 n 2
Foto: La Romana Airport

Outro ponto forte de LRM é a aviação de negócios, principalmente entre o Natal e o Revéillon, quando o pátio executivo fica tão cheio que é preciso negociar espaço para utilizar as posições onde param os jatos comerciais. O Aeroporto de La Romana é o que mais recebe movimento de aeronaves executivas em toda a República Dominicana.

DX4ZC5eVwAAyKKO
Foto: La Romana Airport

O Antonov 124 é a maior aeronave, até o momento, que já pousou por lá.

58994523 2362937727090157 7693704354754199552 n
Foto: La Romana Airport

Especificações

  • Código ICAO: MDLR
  • Código IATA: LRM
  • Pista:
    • Cabeceiras 11 e 29
    • Comprimento: 2.950 m
    • Largura: 45 m
  • Operação 24h durante os 7 dias da semana
  • O aeroporto possui uma Sala VIP e também Duty Free

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas