Em detalhes: conheça o Aeroporto Murtala Muhammed, o mais movimentado da Nigéria

No último sábado, visitamos o ecológico Aeroporto Seymour Baltra, nas exóticas Ilhas Galápagos. Arrume suas malas pois hoje voaremos até África Ocidental para conhecer a história e mais detalhes do Aeroporto Internacional Murtala Muhammed, situado em Ikeja, cidade que faz parte da região metropolitana de Lagos.
História
A construção do principal aeroporto da Nigéria começou e foi concluída durante a Segunda Guerra Mundial. Pouco após o fim do conflito global, a empresa West African Airways Corporation se baseou no então novo aeroporto e com seus De Havilland Doves realizava voos para cidades no interior do país, como Calabar. A empresa foi criada pela BOAC e era administrada por quatro colônias britânicas: The Gambia, The Gold Coast (atual Gana), Nigéria e Serra Leoa. Posteriormente, a companhia passou a operar voos no local com os seus Douglas Dakota, uma versão militar do conhecido DC-3. A empresa funcionava como uma alimentadora dos voos da BOAC na região da África Ocidental, permitindo com que os passageiros se conectassem nas operações da companhia em Lagos, Acra e Kano para a Europa.
Mesmo construído em Ikeja, o local ficou conhecido como Lagos International Airport, dada sua proximidade com a maior metrópole da Nigéria. Na metade da década de 70, as obras para um novo terminal de passageiros foram iniciadas e o nome do aeroporto foi alterado para o atual Murtala Muhammed, homenageado o general que encabeçou o golpe militar na Nigéria em 1966. O novo complexo veio a ser inaugurado em 15 de março de 1979, ampliando assim a capacidade operacional do local.

Em 1977, o Brasil ganhou voos diretos com a Nigéria por meio da Varig, que conectava o Rio de Janeiro com Lagos. Posteriormente, a ligação passou a ser via Guarulhos.
Estados Unidos em alerta
Nas décadas de 80 e 90, a Administração Federal de Aviação (FAA) classificava o aeroporto como “perigoso” e colocava diversos alertas aos viajantes avisando que o Aeroporto de Lagos não atingia os níveis mínimos da ICAO. Em 1993, a FAA decidiu suspender todos os voos entre Lagos e os Estados Unidos, afetando assim empresas, como a Nigeria Airways e American Trans Air.
Os passageiros que desembarcavam naquela época em Lagos eram assediados por “criminosos” dentro e fora do terminal aeroportuário e os funcionários do aeroporto contribuíam para essa má reputação. Colaboradores da imigração subornavam os viajantes antes de carimbar o passaporte. Agentes da alfândega criavam taxas não-existentes. Ademais, algumas aeronaves já haviam sido alvo de ataque dos criminosos.
Melhora de cenário
Com a eleição do presidente Olusegun Obasanjo em 1999, o cenário então caótico começou a melhorar. Isso fez com que a FAA reconhecesse as melhorias na segurança do local e autorizasse novamente ligações diretas para Lagos a partir de 2001.
Em fevereiro daquele ano, a Nigeria Airways e a South African Airways anunciaram uma joint-venture e iniciaram a operação do trecho Johanesburgo-Lagos-Nova York.
Anos mais tarde, em 2010, a FAA garantiu que o aeroporto era seguro. Naquele ano, 6.273.545 passageiros transitaram pelo local.
Acidente voo 0992

No dia 3 de junho de 2012, o voo 0992 da Dana Air, operado pelo MD-83 de matrícula 5N-RAM, decolou de Abuja às 14h58 (local). Durante a descida para Lagos, um dos motores deixou de funcionar e a tripulação continuou sua aproximação para o Aeroporto Murtala Muhammed, no entanto, não alertou os controladores sobre a situação. Na aproximação final os pilotos foram surpreendidos com uma falha do motor 2.
Sem os dois motores, o bimotor começou a perder altitude rapidamente. Buscando alternativas em vão, a tripulação tentou desviar de obstáculos, mas acabou caindo sobre uma vizinhava bastante populosa. Ninguém a bordo do jato sobreviveu, marcando assim o pior acidente aéreo da história de Lagos e da Nigéria.
Novas obras
No mês de setembro de 2012, a então Ministra da Aviação da Nigéria, Stella Oduah, assinou um acordo bilionário para a construção de novos terminais. As obras começaram no ano seguinte e a inauguração aconteceu recentemente, em março de 2022. Agora, o Aeroporto Murtala Muhammed International tem capacidade para comportar 14 milhões passageiros anuais.
Crise de combustível
No ano passado, o Aeroporto de Lagos enfrentou diversas questões relacionadas com combustível. Em maio de 2022, as empresas aéreas nacionais ameaçaram cancelar todos os voos domésticos no local devido à alta de 346% do preço do JET A-1.
Meses mais tarde, o aeroporto enfrentou escassez de combustível, afetando assim as operações de diversas companhias e gerando uma série de cancelamentos.
CONHEÇA OUTROS AEROPORTOS:
- No Mar Vermelho: conheça o Aeroporto de Sharm el-Sheikh
- No meio do Atlântico: conheça o aeroporto da Ilha de Ascensão, um dos mais isolados do mundo
Voos entre o Brasil e Lagos
Depois que a Varig encerrou seus voos para Lagos em 1994, algumas companhias aéreas se interessaram em voar para o país africano.
Em 2007, a OceanAir incorporou seu único Boeing 767-300ER e iniciou voos entre Guarulhos e a Cidade do México. A companhia aproveitou para anunciar que começaria também a voar para Luanda, Los Angeles e Lagos. Contudo, tais operações jamais chegaram a acontecer.
Anos mais tarde, em 2013, foi a vez da Gol e da Arik Air se interessarem pela rota Brasil-Nigéria. Na época, a então presidente Dilma Rousseff havia visitado o país na África Ocidental, incentivando assim ligações entre os países. A Gol pretendia realizar a linha com o 737, enquanto a Arik Air utilizaria o Airbus A330-200. Ambas as companhias solicitaram as linhas para a Anac, mas as rotas também jamais chegaram a ocorrer.
Os países são conectados hoje somente com voos cargueiros da Qatar Airways, que liga Lagos com Guarulhos duas vezes na semana.
O Aeroporto hoje

Principal centro de operações de diversas empresas, como Air Peace, Arik Air, Azman Air, Aero Contractors, Ibom Air, ValueJet, Green Africa Airways e Dana Air, o Aeroporto Internacional Murtala Muhammed é o principal da Nigéria e, além dos destinos domésticos, possui voos para outros 32 países. A média de partidas semanais é de 920 e a rota mais movimentada a partir de Lagos é para Abuja, com mais de 255 decolagens na semana. Confira mais detalhes dos voos comerciais (com passageiros) que partem atualmente de Lagos:
-
Destinos Internacionais na África:
Destino | Frequências semanais | Empresas Aéreas |
Johanesburgo | 5 voos | Air Peace e South African |
Luanda | 4 voos | TAAG |
Kigali | 6 voos | Rwandair |
Nairóbi | 7 voos | Kenya Airways |
Libreville | 3 voos | ASKY e Air Côte d’Ivoire |
Addis Abeba | 11 voos | Ethiopian Airlines |
Douala | 3 voos | Air Peace |
Malabo | 5 voos | Lufthansa |
Lomé | 9 voos | ASKY |
Acra | 37 voos | Africa World Airlines e Air Peace |
Abidjan | 10 voos | Air Côte d’Ivoire e MEA |
Freetown | 4 voos | Air Peace |
Banjul | 1 voo | Air Peace |
Dakar | 2 voos | Air Peace |
Casablanca | 7 voos | Royal Air Maroc |
Cairo | 8 voos | Egyptair |
-
Destinos Domésticos (Nigéria):

O voo entre Lagos e Abuja é não só o com mais frequências, como também, o com maior concorrência. Ao todo, dez empresas aéreas realizam a linha.
Destino | Frequências semanais | Empresas Aéreas |
Ibadan | 7 voos | Overland Airways |
Akure | 17 voos | Overland Airways, Green Africa e Air Peace |
Benin | 31 voos | Arik Air, Aero Contractors, Green Africa e Air Peace |
Warri | 18 voos | Arik Air, Aero Contractors e Air Peace |
Asaba | 32 voos | United Nigeria Airlines, Aero Contractors e Air Peace |
Port Harcourt | 74 voos | Air Peace, Arik Air, United Nigeria Airlines , Aero Contractors, Ibom Air, ValueJet, Green Africa e Dana Air |
Owerri | 43 voos | Air Peace, United Nigeria Airlines, Green Africa e Dana Air |
Enugu | 50 voos | Air Peace, United Nigeria Airlines, Ibom Air, Green Africa e Dana Air |
Calabar | 13 voos | Ibom Air e Air Peace |
Uyo Akwa | 27 voos | Ibom Air e Air Peace |
Ilorin | 27 voos | Overland Airways, Green Africa e Air Peace |
Abuja | 260 voos | Air Peace, Arik Air, United Nigeria Airlines, Azman Air, Max Air, Aero Contractors, Ibom Air, ValueJet, Green Africa e Dana Air |
Kaduna | 10 voos | Air Peace e Azman Air |
Jos Yakubu | 10 voos | ValueJet e Arik Air |
Kano | 41 voos | Aero Contractors, Azman Air, Max Air e Air Peace |
Maiduguri | 3 voos | Azman Air |
-
Destinos na Europa, Ásia e Américas:
Destino | Frequências semanais | Empresas Aéreas |
Mumbai | 2 voos | Air Peace |
Doha | 14 voos | Qatar Airways |
Beirute | 3 voos | MEA |
Istambul | 7 voos | Turkish Airlines |
Frankfurt | 6 voos | Lufthansa |
Paris | 6 voos | Air France |
Amsterdã | 7 voos | KLM |
Londres | 14 voos | British Airways e Virgin Atlantic |
Washington DC | 4 voos | United Airlines |
Atlanta | 7 voos | Delta Air Lines |
A Emirates realizava o trecho entre Dubai e Lagos, no entanto, devido a problemas com as autoridades nigerianas, a empresa está com os seus voos suspensos no país.
Voos cargueiros
O Aeroporto Internacional Murtala Muhammed é também um importante polo de cargas e conta com dezenas de voos cargueiros, incluindo da Qatar Airways Cargo e Turkish Cargo.
Especificações
- Código ICAO: DNMM
- Código IATA: LOS
- Pista:
Pista | Comprimento | Superfície |
18R/36L | 3.900 m | Asfalto |
18L/36R | 2.743 m | Asfalto |
- Administração:Federal Airports Authority of Nigeria
- Elevação: 41 m
- Coordenadas geográficas: 06°34′38″N 003°19′16″E
- Passageiros anuais: entre 6 e 8 milhões
Você conhecia o Aeroporto Internacional Murtala Muhammed? Conte para nós nos comentários: