De voos cargueiros a caranguejos: conheça o aeroporto da ilha de Christmas, na Austrália

Depois de explorarmos o Aeroporto Murtala Muhammed, em Lagos, na Nigéria, nós vamos conhecer mais detalhes do aeroporto situado na ilha de Christmas, na Austrália.


Christmas Island

Localizada mais próxima da Indonésia do que da Austrália, a ilha de Christmas, também conhecida como Kiritimati, é um território australiano, insular e situado no Oceano Índico, a cerca de 1.600 km de Perth (Austrália) ou a 350 km da ilha de Java (Indonésia). Ela foi visitada pela primeira vez por europeus em 1643.

Christmas é pouco habitada, com cerca de 1.800 moradores, que vivem em sua maioria em Silver City, o maior povoado da ilha. O local é um paraíso natural, com vegetação tropical e pontos fascinantes para mergulho, além de tours por cavernas de águas azuis e passeios de observação de animais, como pássaros ou caranguejos, que são símbolos da ilha e no final do artigo vocês verão que eles também são visitantes frequentes no aeroporto.

Foto: Christmas Island

O turismo por lá é tímido e poucos resorts e hotéis compõem a ilha. O golf é um dos esportes mais praticados no local.

Christmas significa Natal em inglês e a ilha foi batizada com este nome pelo capitão William Mynors no dia 25 de dezembro de 1643.

O Aeroporto de Christmas (XHC / YPXM)

A principal forma de chegar na ilha é por meio de seu aeroporto, que é internacional.

A aviação no local se iniciou na década de 40, quando a ilha era colônia britânica e era administrado por Cingapura. Nessa época, pousavam por lá apenas hidroaviões da Royal Air Force.

Foto via Christmas Island Airport

Uma pista de cascalho foi construída em Christmas durante a Segunda Guerra Mundial. Anos mais tarde foi asfaltada e, em 1974, aconteceu o primeiro voo com passageiros na ilha, operado por um Boeing 727 da TAA. O terminal foi inaugurado em 1992 para atender o Resort & Casino.

Autor Desconhecido via Wikimedia Commons

Hoje, a pista, que conta com as cabeceiras 18 e 36, possui 2.103 metros e já recebeu aeronaves de grande porte, como o Boeing C-17 da Força Aérea Australiana (abaixo).

Em 2020, a ilha serviu como local de quarentena para dezenas de australianos que foram buscados em Wuhan, na China. Os cidadãos foram primeiro transportados para a base aérea de Learmonth, na Austrália continental, em um Boeing 747 da Qantas e na sequência embarcaram para Christmas em dois Airbus A319 da Skytraders, empresa que oferece serviços ao governo da Austrália.

No ano de 2019 (período pré-pandemia), o aeroporto recebia diversos voos internacionais charters para a Indonésia e para a Malásia. A Garuda operava a linha entre Christmas e Jacarta aos sábados com o CRJ1000, enquanto a Malindo Air voava desde Christmas para Kuala Lumpur. Outras empresas aéreas como a Lion Air, Batik Air, Fiji Airways, Firefly, Nauru Airlines, Cobham e Alliance Airlines também já foram avistadas na ilha, mas realizando operações pontuais.

Hoje, o Aeroporto de Christmas conta apenas com voos regulares de passageiros da Virgin Australia Express, que opera as rotas Christmas – Coco Islands (ilhas australianas à oeste de Christmas) e também Christmas – Perth. Ambas as ligações são realizadas duas vezes na semana com o Airbus A320. Cumprindo voos cargueiros, a empresa australiana TOLL também possui operações regulares na ilha. A Batik Air tem efetuado alguns voos pontuais para Jacarta.

A320 da Virgin Australia. Foto: Christmas Island Airport
Boeing 737-400F da TOLL. Foto: paullymac

Outros visitantes comuns por lá são os Dash 8 Q300 e Q200 da Patrulha Aérea australiana. Geralmente, dois deles ficam baseados por ali realizando missões de monitoração e mapeamento da região.

Dash 8 de Patrulha. Foto: Christmas Island Airport

Falando em visitantes, o aeroporto de Christmas também recebe visitas constantes dos caranguejos avermelhados, nativos da ilha, principalmente durante a temporada de migração. A administração do aeroporto monitora de perto a aparição destes grandes crustáceos para evitar qualquer tipo de problema durante as operações das aeronaves e também preservar os caranguejos.

Caranguejo vermelho no sítio do Aeroporto. Foto: Christmas Island Airport

Movimento cargueiro, de passageiros, de patrulha e até de caranguejos. Mesmo não sendo muito agitado em quantidade de voos por dia, o Aeroporto de Christmas possui e já recebeu operações interessantes ao longo de sua trajetória.

Você conhecia esse aeroporto? Conte para nós:

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?