Conheça o Aeroporto de Vágar, o único das Ilhas Faroé

O último aeroporto que conhecemos juntos aqui na Flap International foi o de Diego Garcia, situado no meio do Oceano Índico. Hoje, nós vamos embarcar para as Ilhas Faroé e conheceremos o Aeroporto de Vágar, que é a principal porta de entrada via aérea do local. Os aeroportos de Diego Garcia e as Ilhas Faroé estão bem distante entre si, mas têm origens semelhantes.
O Arquipélago

As Ilhas Faroé são território insular dependente da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia. Pacato, o arquipélago é composto por 18 ilhas maiores e outras várias menores desabitadas e é casa de apenas 54 mil habitantes. A capital Tórshavn é a cidade mais populosa e o clima da região é subpolar, com temperaturas de até 13º em pleno verão. Por lá, também habitam mais de 80 mil ovelhas, número superior ao de seres humanos, e o papagaio-do-mar é um pássaro bastante comum nas regiões litorâneas do arquipélago e também na culinária local.
Faroé é essencialmente rural, e sua principal atividade econômica é a pesca e o idioma oficial é o Faroese.

Em relação ao transporte, boa parte das ilhas estão conectadas com pontes e túneis ou também por ferries e helicópteros. Para se chegar até o arquipélago, existem duas formas: nos navios da Smyril Line, que além de passageiros, também transportam veículos e carga entre a Dinamarca e Faroé, ou via aérea em voos regulares das companhias Atlantic Airways, SAS ou Widerøe.
O Aeroporto de Vágar é o único da região, portanto, é uma importante porta de entrada das ilhas Faroé.
História
Localizado na ilha de Vágar e quase 2 km a leste do vilarejo de Sørvágur, o Aeroporto de Vágar foi construído por militares britânicos da Royal Engineers entre 1942 e 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, o local era conhecido como RAF Vagar/Vaagar (Royal Air Force) e era um ponto estratégico para o Reino Unido, que também tinha se baseado na Islândia com a construção de sua base RAF Reykjavik. O primeiro pouso de uma aeronave nas Ilhas Faroé aconteceu no outono de 1942.
Durante o período do conflito global, o local foi bastante utilizado pelas forças armadas britânicas e, com o fim da guerra, o aeroporto foi abandonado e os militares deixaram a região.
Reativação
Na década de 60, dois residentes da vila de Sørvágur, Hugo Fjørðoy e Lars Larsen, tomaram a iniciativa de reativar o Aeroporto de Vágar. Antes da reabertura, que aconteceu em 1963, a pista passou por reformas. A negociação para o início dos voos comerciais em Faroé foi feita com a Icelandair, que passou a conectar o arquipélago com Bergen, Copenhagen e Glasgow utilizando o Douglas DC-3.

Também com o DC-3, a Faroe Airways realizou seu primeiro voo regular para o arquipélago em 19 de julho de 1964. No entanto, uma densa neblina impediu que o voo inaugural pousasse em Vágar e o bimotor acabou alternando para Stornoway, no extremo norte da Escócia. Em 1966, a empresa local estava empregando 31 pessoas e tinha três DC-3s em atividade, mas sua história durou pouco. No ano seguinte, as operações da Faroe Airways foram interrompidas devido à uma rejeição na renovação do certificado da mesma.
Era a jato e a chegada da Atlantic Airways
O primeiro jato a pousar em Vágar foi um Boeing 727-100 da Icelandair em 1971. A empresa colocou o trijato para cumprir o trecho semanal Reykjavik-Vágar-Glasgow.
Anos mais tarde, Faroé voltou a contar com uma empresa aérea própria. Surgia a Atlantic Airways. Estabelecida pelo governo local em uma joint venture com a Cimber Air (aérea dinamarquesa), a companhia começou suas operações em 1988 com um único BAe 146-200, o de matrícula OY-CRG. Curiosamente, este mesmo Jumbolino se envolveu em duas ocorrências. Em 1989, o quadrimotor saiu da pista no Aeroporto de Vágar após um pouso em condições meteorológicas adversas. O local precisou ficar fechado por 3 semanas. A aeronave foi recuperada e voltou a voar, no entanto, em 2006 se acidentou no aeroporto Stord, em Sørstokken, na Noruega, e ficou completamente destruída.

Essencial para a conectividade do arquipélago, a Atlantic Airways começou a receber seus primeiros Airbus em 2013 e deixou de operar com o BAe/Avro em 2014. Hoje, a empresa conta com quatro A320s, sendo dois da versão Ceo e dois do Neo.
Reformas e Melhorias
Ao longo de sua trajetória, o Aeroporto de Vágar passou por algumas atualizações. Até 2002, a única forma de ir da capital até o aeroporto era por meio de balsas. Nesse ano, construiu-se um túnel entre as ilhas de Vágar e Streymoy, facilitando bastante a logística.
Em 2011, a pista foi novamente reformada, passando de 1.250 m para 1.799 m e, em 2012, a pista 30 foi certificada para operações CAT 1. Tanto a pista 12 quanto a pista 30 também ganharam serviços LLZ, DME e RNP AR 0.1, melhorias essenciais para o local que geralmente tem meteorologia bastante adversa, incluindo densas neblinas e ventos muito fortes.
Um novo terminal de passageiros foi inagurado em 2014, aumentando assim a capacidade anual de passageiros.
Movimentações passadas
Além da Faroe Airways, Atlantic Airways, Icelandair, o Aeroporto de Vágar contou até 2004 com voos da Maersk Air, que voava de/para Copenhagen. Em 2016, o aeroporto ganhou operações da SAS, que quebrou o monopólio de anos da Atlantic Airways.

O local também já recebeu voos fretados ou sazonais de empresas como a Lufthansa, jettime, Enter Air, Austrian Airlines, DAT, NordAvia, Wizz Air, Belavia, Helvetic Airways, Titan Airways, Transavia, entre outras. A maior aeronave que se tem notícia de ter passado por Vágar é o Boeing C-17 da RAF.
A fabricante Airbus já utilizou o local como aeroporto para testes das aeronaves A320neo e A321neo.
Acidentes e Incidentes
Além do incidente com o BAe 146 OY-CRG em 1989, outras ocorrências também aconteceram em Faroé:
- 1970: Fokker 27 da Icelandair caiu na ilha vizinha de Mykines durante a aproximação
- 1975: Fokker 27 da Maersk Air saiu da pista após o pouso
- 1987: Partenavia P.68 de registro G-SPOT caiu na aproximação final
- 1996: Gulfstream da Danish Air Force caiu na aproximação final
Todos os acidentes e incidentes foram causados por condições climáticas adversas.
O Aeroporto Hoje

Atualmente, o aeroporto movimenta pouco mais de 400 mil passageiros ao ano (dados de 2022) e conta com voos diretos para 10 outros aeroportos, operados por três diferentes empresas aéreas. Confira mais detalhes:
Operadora | Rota / Frequência / Equipamento |
Atlantic Airways | Vágar-Keflavik / 3 voos semanais / A320
Vágar-Oslo / 2 voos semanais / A320 Vágar-Aalborg / 3 voos semanais / A320 Vágar-Billund / 7 voos semanais / A320 Vágar-Copenhagen / 26 voos semanais / A320 Vágar-Edimburgo / 2 voos semanais / A320 Vágar-Paris (CDG) / 3 voos semanais / A320 Vágar-Barcelona / 1 voo semanal / A320 Vágar-Palma de Maiorca / 1 voo semanal / A320 |
SAS – Scandinavian | Vágar-Copenhagen / 7 voos semanais / A320 |
Widerøe | Vágar-Bergen / 2 voos semanais / Dash 8 Q400 |
Além dos voos comerciais com aviões, a Atlantic Airways ainda oferece uma malha com helicópteros partindo de Vágar para os helipontos em Tórshavn (capital), Dímun, Klaksvík, Hattarvík, Skúvoy, Froðba, Koltur, Mykines, Kirkja e Svínoy, todos nas Ilhas Faroé.

O Aeroporto de Vágar voltará a receber voos de sua pioneira, a Icelandair, a partir de maio de 2024. A aérea islandesa oferecerá entre cinco e seis voos semanais ligando Keflavik com Vágar. Espera-se que o 737 MAX 8 seja o responsável pelo trecho.
Outra novidade é o voo inédito da Atlantic Airways conectando as Ilhas Faroé com Nova York (aeroporto Stewart). O serviço começará agora, 23 de agosto, e acontecerá uma vez na semana, sendo operado pelo Airbus A320neo.
Especificações

- IATA: FAE
- ICAO: EKVG
- Administração: Vagar Airport Ltd
- Coordenadas Geográficas: 62°03′49″N 007°16′38″W
- Altura: 85 m
- Pista: 12/30
- Comprimento: 1.799 m
- Largura: 30 m
- Superfície: Asfalto
-> Acesse o link ao lado e assista às câmeras ao vivo do Aeroporto de Vágar: Vagar Airport Cameras
E aí, o que achou da nossa viagem até as Ilhas Faroé? Conte nos comentários: