Conheça o Aeroporto de La Habana, principal porta de entrada para Cuba

De Lagos, na Nigéria, vamos voar para Havana (La Habana em espanhol), em Cuba, onde está situado o Aeroporto José Martí, que é a principal porta de entrada do país.
História
Na década de 20, Cuba tinha pouquíssimo acesso ao mundo exterior e visitar o país era algo difícil. Naquela época, existia apenas um aeroporto na ilha: o Columbia Airfield.
Nesse período, o país enfrentava um período turbulento na política e Carlos Manuel Céspede passou a ocupar o cargo como presidente, mas provisório. Uma de suas ideias era construir um aeroporto internacional e conectar Cuba com o mundo. Foi decidido que o novo aeroporto ocuparia o mesmo terreno que o então Columbia Airfield e as obras se iniciaram em 1929.
A construção sofreu diversos atrasos e, em outubro de 1930, aconteceu o primeiro voo no local. Operado por um Ford Trimotor da Cubana de Aviación, a operação partiu de Havana para Santiago de Cuba transportando correspondências dos correios.
De início, o novo aeroporto ganhou o nome Rancho Boyeros fazendo referência às planícies onde está localizado. O local era um rancho nos tempos coloniais e uma família morava por ali, recebendo viajantes que levavam produtos até a capital.
Década de 40 até 60
Em 1943, o local ganhou sua primeira torre de controle e em 15 de maio de 1945, decolou o primeiro voo da Cubana de Aviación para os Estados Unidos. Operado por um DC-3, a operação conectou Havana com Miami.
Um ano mais tarde, a Aerovias Cubanas Internacionales (Cunnair), empresa fundada pelo pioneiro Reinaldo Ramirez Rosell, realizou o primeiro voo transatlântico de Cuba para a Europa. O trecho Havana-Madri foi operado por um Douglas DC-4. Em 1950, a Cubana de Aviación passou a voar entre Havana e Roma.
Na década de 50, diversas empresas aéreas atendiam o Aeroporto de Havana, como a Pan American Airways (Pan Am), que contava com mais de 4 voos diários para Miami; a Aerolíneas Argentinas que voava para Cuba com os seus DC-6 via Rio de Janeiro e Port of Spain; a KLM tinha duas opções de trajeto: Havana-Montréal-Amsterdã ou Miami-Havana-Curaçao; ou a Iberia, que utilizava seus Lockheed Constellation para conectar a capital cubana com Madri. Outras companhias, como a Delta Air Lines, Aeropostal, LACSA, Mexicana, Braniff, National Airlines, também voavam para Havana.
Nesse mesmo período, aconteceu a Revolução Cubana. O movimento liderado por Fidel Castro e apoiado pelos soviéticos, tinha a intenção de tirar Fulgêncio Batista do governo. Em 1959, Fidel Castro assumiu o governo de Cuba.
Afastamento dos EUA e aproximação dos soviéticos
A implantação do governo comunista no país afetou e afastou as relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos e provocou um estreitamento com a União Soviética. Por essa questão, em um embargo, os EUA proibiram voos para Cuba e as empresas aéreas norte-americanas deixaram de voar para o país.
Por outro lado, companhias como a Aeroflot, Czechoslovak Airlines, Interflug e LOT Polish Airlines, lançavam seus voos para La Habana.
A frota da Cubana de Aviación também se transformou nesse período, trocando aeronaves estadunidenses por soviéticas.
Em 1961, o Aeroporto de Havana foi severamente danificado após um Douglas A-26 bombardear o local durante uma tentativa falha de invasão de exilados cubanos, financiada pelos Estados Unidos, que visava retirar Fidel Castro do poder.
Acidente do voo Cubana 9046
Em setembro de 1989, aconteceu o acidente aéreo mais grave da história de Cuba, próximo do Aeroporto José Martí. Operado pelo Il-62M de matrícula CU-T1281, o voo 9046 que seguiria para Milão e depois Colônia, caiu logo após a decolagem de Havana, vitimando todos a bordo e mais de 20 pessoas em solo.
No momento, uma chuva torrencial caía sobre o aeroporto e a subestimação do piloto em relação às condições meteorológicas bastante deterioradas somada a um mal julgamento da performance da aeronave naquelas condições culminaram no acidente.
Primeiro pouso do Concorde
Em 31 de dezembro de 1997, o Concorde pousou pela primeira vez em Cuba. O voo, operado pela Air France, se iniciou em Londres, seguiu para Paris, depois Barbados e por fim Havana, onde foi recebido pelo então presidente Fidel Castro.
Reformas e terminais
Ao longo de sua história, o Aeroporto José Martí passou por diversas reformas, incluindo nos terminais de passageiros. Em 1988, foi construído o terminal 2 e dez anos mais tarde, foi inaugurado o terminal 3, voltado para voos internacionais, ampliando assim a capacidade do local.

Em 2002, foi a vez da inauguração do primeiro terminal de cargas do Aeroporto de Havana.
Atualmente, são quatro terminais de passageiros em funcionamento:
Terminal 1: voos domésticos e para o Caribe
Terminal 2: voos para os Estados Unidos e também Caribe
Terminal 3: voos para a Europa, México e América Central
Terminal 5: voos domésticos e para o Caribe
Retomada dos voos de/para os EUA
Nos anos 90, voos em caráter charter entre os Estados Unidos e Cuba voltaram a ser autorizados, principalmente para transportar cidadãos cubanos que viviam nos EUA e tinham parentes próximos ainda vivendo em Cuba. Essas operações necessitavam ser operadas apenas por agências de viagem licenciadas pelo governo estadunidense.

Em 2015, a Sun Country Airlines iniciou voos fretados desde Nova York até Havana, após a reaproximação entre os governos dos Estados Unidos e Cuba. No ano seguinte, voos regulares entre os países voltaram a acontecer e empresas, como a Delta Air Lines, American Airlines, JetBlue e até a Alaska Airlines iniciaram suas rotas entre as localidades. No entanto, no final de 2017, o então presidente Donald Trump impôs restrições de viagem para Cuba e boa parte das empresas abandonaram suas linhas. Dentre as limitações, as companhias poderiam operar somente voos de/para Havana, sendo obrigadas a deixar de voar para outras cidades cubanas.
O governo atual de Joe Biden afrouxou as restrições entre os países em junho do ano passado, permitindo assim a ampliação das conexões entre os países.
Il-62 Cafeteria
Um atrativo bastante interessante que o local contava era ILYUSHIN IL62 BAR CAFETARIA. A aeronave voou anteriormente na Cubana como CU-T1259 e após sua aposentadoria foi transformada em um bar/cafeteria no Aeroporto de Havana. Infelizmente foi desativado e a aeronave desmontada devido a questões de segurança de sua estrutura.

Aeroporto de Havana atualmente
Com a chegada da pandemia em 2020, Cuba fechou todas as suas fronteiras e somente voos humanitários ocorreram no país insular. Em 2021, as fronteiras foram reabertas e as companhias aéreas reiniciaram seus voos para Cuba de forma gradual.
Atualmente, uma média de 300 voos partem semanalmente do Aeroporto José Martí, para mais de 30 aeroportos, em cerca 20 países. A rota mais movimentada é para Miami, com 70 decolagens semanais. Confira mais detalhes:
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Voos Domésticos partindo de Havana
Responsável pelos voos domésticos no país, a Cubana de Aviación quase não tem aeronaves em operação e boa parte de sua frota está estacionada no Aeroporto de Havana. A empresa opera seus voos por meio de aviões arrendados, incluindo o ATR 42-500 de sua conterrânea Aerogaviota.
Destino | Frequência | Empresa |
Nueva Gerona | 14 voos semanais | Cubana |
Camaguey | 1 voo semanal | Cubana |
Holguin | 1 voo semanal | Cubana |
Santiago de Cuba | 2 voos semanais | Cubana |
Cayo Coco | 2 voos semanais | Cubana |
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Voos Internacionais partindo de Havana
Miami domina em número de frequências, enquanto Madri possui o maior número de opções, com cinco empresas aéreas atendendo o voo Havana-Madri.
A Cubana de Aviación retomou recentemente seus voos para Buenos Aires e tem utilizado no trecho um Airbus A340-300 arrendado da Plus Ultra. O Aeroporto de Havana contava anteriormente com uma ligação direta para a África, operada pela TAAG para Luanda. No site da empresa não há disponibilidade de passagens ao longo de todo o ano no trecho Havana-Luanda.
País |
Destino |
Frequência |
Empresa |
Estados Unidos | Miami | 71 voos semanais | American Airlines, Delta Air Lines, World Atlantic e iAero |
Estados Unidos | Fort Lauderdale | 35 voos semanais | jetBlue e Southwest |
Estados Unidos | Tampa | 8 voos semanais | Southwest |
Estados Unidos | Houston | 7 voos semanais | United |
Estados Unidos | Nova York JFK | 1 voo semanal | jetBlue |
Estados Unidos | Newark | 7 voos semanais | United |
México | Monterrey | 2 voos semanais | VivaAerobus |
México | Cidade do México | 17 voos semanais | VivaAerobus e Aeroméxico |
México | Merida | 2 voos semanais | VivaAerobus |
México | Cancun | 15 voos semanais | VivaAerobus, Edelweiss e Neos |
Nicarágua | Managua | 7 voos semanais | Aruba Airlines |
Ilhas Cayman | George Town | 2 voos semanais | Cayman Airways |
Panamá | Balboa Pacifico | 2 voos semanais | Wingo |
Panamá | Cidade do Panamá | 27 voos semanais | Copa Airlines |
Colômbia | Medellín | 2 voos semanais | Wingo |
Colômbia | Bogotá | 5 voos semanais | Wingo |
Venezuela | Las Piedras | 1 voo semanal | Conviasa |
Venezuela | Caracas | 9 voos semanais | Conviasa e Turkish Airlines |
Venezuela | Porlamar | 1 voo semanal | Cubana |
Trinidad e Tobago | Port of Spain | 2 voos semanais | Caribbean Airlines |
São Vicente e Granadinas | Kingstown | 1 voo semanal | Conviasa |
República Dominicana | Punta Cana | 2 voos semanais | Aerolíneas Argentinas |
República Dominicana | Santo Domingo | 6 voos semanais | Air Century e SkyHigh |
Haiti | Porto Príncipe | 1 voo semanal | Sunrise Airways |
Turks & Caicos | Providenciales | 2 voos semanais | InterCaribbean Airways |
Bahamas | Nassau | 2 voos semanais | Bahamasair |
Argentina | Buenos Aires | 2 voos semanais | Cubana |
Espanha | Madri | 16 voos semanais | Air Europa, Cubana, World2Fly, Iberojet e Iberia |
Itália | Milão | 1 voo semanal | Neos |
Alemanha | Frankfurt | 2 voos semanais | Condor |
França | Paris | 3 voos semanais | Air France |
Especificações
- Código ICAO: MUHA
- Código IATA: HAV
- Pista:
Pista |
Comprimento |
Superfície |
06/24 |
4.000 m |
Asfalto |
- Administração: ECASA
- Elevação: 64 m
- Coordenadas geográficas: 22°59′21″N 082°24′33″W
- Passageiros anuais: entre 4 e 5 milhões
Vídeos
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