Conheça o Aeroporto de La Habana, principal porta de entrada para Cuba

De Lagos, na Nigéria, vamos voar para Havana (La Habana em espanhol), em Cuba, onde está situado o Aeroporto José Martí, que é a principal porta de entrada do país.

História

Na década de 20, Cuba tinha pouquíssimo acesso ao mundo exterior e visitar o país era algo difícil. Naquela época, existia apenas um aeroporto na ilha: o Columbia Airfield.

Nesse período, o país enfrentava um período turbulento na política e Carlos Manuel Céspede passou a ocupar o cargo como presidente, mas provisório. Uma de suas ideias era construir um aeroporto internacional e conectar Cuba com o mundo. Foi decidido que o novo aeroporto ocuparia o mesmo terreno que o então Columbia Airfield e as obras se iniciaram em 1929.

A construção sofreu diversos atrasos e, em outubro de 1930, aconteceu o primeiro voo no local. Operado por um Ford Trimotor da Cubana de Aviación, a operação partiu de Havana para Santiago de Cuba transportando correspondências dos correios.

De início, o novo aeroporto ganhou o nome Rancho Boyeros fazendo referência às planícies onde está localizado. O local era um rancho nos tempos coloniais e uma família morava por ali, recebendo viajantes que levavam produtos até a capital.

Década de 40 até 60

Em 1943, o local ganhou sua primeira torre de controle e em 15 de maio de 1945, decolou o primeiro voo da Cubana de Aviación para os Estados Unidos. Operado por um DC-3, a operação conectou Havana com Miami.

Um ano mais tarde, a Aerovias Cubanas Internacionales (Cunnair), empresa fundada pelo pioneiro Reinaldo Ramirez Rosell, realizou o primeiro voo transatlântico de Cuba para a Europa. O trecho Havana-Madri foi operado por um Douglas DC-4. Em 1950, a Cubana de Aviación passou a voar entre Havana e Roma.

Na década de 50, diversas empresas aéreas atendiam o Aeroporto de Havana, como a Pan American Airways (Pan Am), que contava com mais de 4 voos diários para Miami; a Aerolíneas Argentinas que voava para Cuba com os seus DC-6 via Rio de Janeiro e Port of Spain; a KLM tinha duas opções de trajeto: Havana-Montréal-Amsterdã ou Miami-Havana-Curaçao; ou a Iberia, que utilizava seus Lockheed Constellation para conectar a capital cubana com Madri. Outras companhias, como a Delta Air Lines, Aeropostal, LACSA, Mexicana, Braniff, National Airlines, também voavam para Havana.

Nesse mesmo período, aconteceu a Revolução Cubana. O movimento liderado por Fidel Castro e apoiado pelos soviéticos, tinha a intenção de tirar Fulgêncio Batista do governo. Em 1959, Fidel Castro assumiu o governo de Cuba.

Afastamento dos EUA e aproximação dos soviéticos

A implantação do governo comunista no país afetou e afastou as relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos e provocou um estreitamento com a União Soviética. Por essa questão, em um embargo, os EUA proibiram voos para Cuba e as empresas aéreas norte-americanas deixaram de voar para o país.

Por outro lado, companhias como a Aeroflot, Czechoslovak Airlines, Interflug e LOT Polish Airlines, lançavam seus voos para La Habana.

A frota da Cubana de Aviación também se transformou nesse período, trocando aeronaves estadunidenses por soviéticas.

Em 1961, o Aeroporto de Havana foi severamente danificado após um Douglas A-26 bombardear o local durante uma tentativa falha de invasão de exilados cubanos, financiada pelos Estados Unidos, que visava retirar Fidel Castro do poder.

Acidente do voo Cubana 9046

Em setembro de 1989, aconteceu o acidente aéreo mais grave da história de Cuba, próximo do Aeroporto José Martí. Operado pelo Il-62M de matrícula CU-T1281, o voo 9046 que seguiria para Milão e depois Colônia, caiu logo após a decolagem de Havana, vitimando todos a bordo e mais de 20 pessoas em solo.

No momento, uma chuva torrencial caía sobre o aeroporto e a subestimação do piloto em relação às condições meteorológicas bastante deterioradas somada a um mal julgamento da performance da aeronave naquelas condições culminaram no acidente.

Primeiro pouso do Concorde

Em 31 de dezembro de 1997, o Concorde pousou pela primeira vez em Cuba. O voo, operado pela Air France, se iniciou em Londres, seguiu para Paris, depois Barbados e por fim Havana, onde foi recebido pelo então presidente Fidel Castro.

Reformas e terminais

Ao longo de sua história, o Aeroporto José Martí passou por diversas reformas, incluindo nos terminais de passageiros. Em 1988, foi construído o terminal 2 e dez anos mais tarde, foi inaugurado o terminal 3, voltado para voos internacionais, ampliando assim a capacidade do local.

Foto: AeroIcarus via Wikimedia

Em 2002, foi a vez da inauguração do primeiro terminal de cargas do Aeroporto de Havana.

Atualmente, são quatro terminais de passageiros em funcionamento:

Terminal 1: voos domésticos e para o Caribe

Terminal 2: voos para os Estados Unidos e também Caribe

Terminal 3: voos para a Europa, México e América Central

Terminal 5: voos domésticos e para o Caribe

Retomada dos voos de/para os EUA

Nos anos 90, voos em caráter charter entre os Estados Unidos e Cuba voltaram a ser autorizados, principalmente para transportar cidadãos cubanos que viviam nos EUA e tinham parentes próximos ainda vivendo em Cuba. Essas operações necessitavam ser operadas apenas por agências de viagem licenciadas pelo governo estadunidense.

Foto via Wikimedia

Em 2015, a Sun Country Airlines iniciou voos fretados desde Nova York até Havana, após a reaproximação entre os governos dos Estados Unidos e Cuba. No ano seguinte, voos regulares entre os países voltaram a acontecer e empresas, como a Delta Air Lines, American Airlines, JetBlue e até a Alaska Airlines iniciaram suas rotas entre as localidades. No entanto, no final de 2017, o então presidente Donald Trump impôs restrições de viagem para Cuba e boa parte das empresas abandonaram suas linhas. Dentre as limitações, as companhias poderiam operar somente voos de/para Havana, sendo obrigadas a deixar de voar para outras cidades cubanas.

O governo atual de Joe Biden afrouxou as restrições entre os países em junho do ano passado, permitindo assim a ampliação das conexões entre os países.

Il-62 Cafeteria

Um atrativo bastante interessante que o local contava era ILYUSHIN IL62 BAR CAFETARIA. A aeronave voou anteriormente na Cubana como CU-T1259 e após sua aposentadoria foi transformada em um bar/cafeteria no Aeroporto de Havana. Infelizmente foi desativado e a aeronave desmontada devido a questões de segurança de sua estrutura.

Interior da antiga cafeteria. Foto via Wikimedia

Aeroporto de Havana atualmente

Com a chegada da pandemia em 2020, Cuba fechou todas as suas fronteiras e somente voos humanitários ocorreram no país insular. Em 2021, as fronteiras foram reabertas e as companhias aéreas reiniciaram seus voos para Cuba de forma gradual.

Atualmente, uma média de 300 voos partem semanalmente do Aeroporto José Martí, para mais de 30 aeroportos, em cerca 20 países. A rota mais movimentada é para Miami, com 70 decolagens semanais. Confira mais detalhes:

  • Voos Domésticos partindo de Havana

Responsável pelos voos domésticos no país, a Cubana de Aviación quase não tem aeronaves em operação e boa parte de sua frota está estacionada no Aeroporto de Havana. A empresa opera seus voos por meio de aviões arrendados, incluindo o ATR 42-500 de sua conterrânea Aerogaviota.

Destino Frequência Empresa
Nueva Gerona 14 voos semanais Cubana
Camaguey 1 voo semanal Cubana
Holguin 1 voo semanal Cubana
Santiago de Cuba 2 voos semanais Cubana
Cayo Coco 2 voos semanais Cubana

  • Voos Internacionais partindo de Havana

Miami domina em número de frequências, enquanto Madri possui o maior número de opções, com cinco empresas aéreas atendendo o voo Havana-Madri.

A Cubana de Aviación retomou recentemente seus voos para Buenos Aires e tem utilizado no trecho um Airbus A340-300 arrendado da Plus Ultra. O Aeroporto de Havana contava anteriormente com uma ligação direta para a África, operada pela TAAG para Luanda. No site da empresa não há disponibilidade de passagens ao longo de todo o ano no trecho Havana-Luanda.

País

Destino

Frequência

Empresa

Estados Unidos Miami 71 voos semanais American Airlines, Delta Air Lines, World Atlantic e iAero
Estados Unidos Fort Lauderdale 35 voos semanais jetBlue e Southwest 
Estados Unidos Tampa 8 voos semanais Southwest
Estados Unidos Houston 7 voos semanais United
Estados Unidos Nova York JFK 1 voo semanal jetBlue
Estados Unidos Newark 7 voos semanais United
México Monterrey 2 voos semanais VivaAerobus
México Cidade do México 17 voos semanais VivaAerobus e Aeroméxico
México Merida 2 voos semanais VivaAerobus
México Cancun 15 voos semanais VivaAerobus, Edelweiss e Neos
Nicarágua Managua 7 voos semanais Aruba Airlines
Ilhas Cayman George Town 2 voos semanais Cayman Airways
Panamá Balboa Pacifico 2 voos semanais Wingo
Panamá Cidade do Panamá 27 voos semanais Copa Airlines
Colômbia Medellín  2 voos semanais Wingo
Colômbia Bogotá 5 voos semanais Wingo
Venezuela Las Piedras 1 voo semanal Conviasa
Venezuela Caracas 9 voos semanais Conviasa e Turkish Airlines
Venezuela Porlamar 1 voo semanal  Cubana
Trinidad e Tobago  Port of Spain 2 voos semanais Caribbean Airlines
São Vicente e Granadinas Kingstown 1 voo semanal Conviasa
República Dominicana Punta Cana 2 voos semanais Aerolíneas Argentinas
República Dominicana Santo Domingo 6 voos semanais Air Century e SkyHigh
Haiti Porto Príncipe 1 voo semanal Sunrise Airways
Turks & Caicos Providenciales 2 voos semanais  InterCaribbean Airways
Bahamas Nassau 2 voos semanais Bahamasair
Argentina Buenos Aires 2 voos semanais Cubana
Espanha Madri 16 voos semanais Air Europa, Cubana, World2Fly, Iberojet e Iberia
Itália Milão 1 voo semanal Neos
Alemanha Frankfurt 2 voos semanais Condor
França Paris  3 voos semanais Air France

Especificações

  • Código ICAO: MUHA
  • Código IATA: HAV
  • Pista:

Pista

Comprimento

Superfície

06/24

4.000 m

Asfalto

  • Administração: ECASA
  • Elevação: 64 m
  • Coordenadas geográficas: 22°59′21″N 082°24′33″W
  • Passageiros anuais: entre 4 e 5 milhões

Vídeos


Conheça outros aeroportos aqui na Flap: 

Aeroporto de Sharm el-Sheikh – Egito

Aeroporto de Kangerlussuaq – Groênlandia

Aeroporto Murtala Muhammed – Nigéria


-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?