Congonhas inicia testes com ônibus elétrico

O Aeroporto de Congonhas iniciou esta semana testes com o primeiro ônibus 100% elétrico. O veículo é utilizado no transporte de passageiros que embarcam ou desembarcam em posições remotas, fora das pontes de embarque.

O Higer Azure A12BR foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro em parceria entre TEVX Motors, Higer e Engie. Com zero emissão de gases e ruídos, tem autonomia de 270 quilômetros.

Tem piso baixo total e exclusivo sistema de “ajoelhamento” da suspensão, permitindo o embarque e o desembarque de passageiros com dificuldade de locomoção de forma mais segura e confortável.

Internamente, o ônibus tem corredor largo e rampa de acesso na porta central, fundamentais para os passageiros com mobilidade reduzida.

A primeira unidade está em operação em caráter de teste. A ideia da concessionária Aena Brasil, administradora do aeroporto, é substituir os modelos tradicionais pelos elétricos gradualmente até atingir 100% da frota em Congonhas. “Isso reafirma nosso compromisso com a descarbonização e a inovação”, afirma Raúl Moya, diretor de infraestrutura e operações da Aena.

O ônibus ainda tem luzes LED coloridas, maior número de carregadores USB bem-distribuídos e sistema de ar condicionado ecológico, com saídas de ar individuais nas laterais. Tudo isso apostando no conforto e na comodidade oferecida aos usuários.

A Aena e a Engie já operam, também em caráter de teste, o modelo elétrico no Aeroporto de Recife.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?