Centro de serviços compartilhados da Infraero vence prêmio de inovação da gestão no setor público

Unidade integra um conjunto de ações que são parte de um movimento de reestruturação organizacional, em busca de um novo posicionamento de mercado e da sustentabilidade da estatal

A Infraero foi a única estatal premiada no 22º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília. A empresa venceu na categoria de “Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal”, na modalidade Práticas Inovadoras. A categoria premiou as iniciativas que trazem novos serviços ou aprimoram os serviços públicos existentes. A iniciativa da Infraero venceu outras 30 finalistas desta edição do concurso e a cerimônia de premiação deverá ocorrer durante a IV Semana de Inovação, em novembro deste ano, na capital federal. O centro de serviços compartilhados integra um conjunto de ações que são parte de um movimento de reestruturação organizacional, em busca de um novo posicionamento de mercado e da sustentabilidade da Infraero. Ele promove uma concentração dos serviços de apoio ao negócio, tanto técnicos quanto administrativos, em uma única localidade, com o objetivo de compartilhá-los entre as unidades de negócios da empresa. Assim, é possível eliminar duplicidades existentes nas áreas funcionais da organização, diminuir custos, ganhar em produtividade e em qualidade dos serviços prestados aos clientes internos e externos, além de reduzir a burocracia e, portanto, melhorar o tempo de resposta para decisões importantes da empresa, entre outros benefícios. Sendo a Infraero uma empresa com serviços de Norte a Sul do Brasil, na prática, os processos de prestação de serviço entre as regiões eram, muitas vezes, destoantes uns dos outros, ou seja, sem a devida padronização. Ao centralizar esses procedimentos e implementar seu centro de serviços compartilhados, a Infraero, além de gerar uma economia média anual de R$ 28 milhões, está caminhando na execução de seu plano estratégico, em busca de sua sustentabilidade financeira e socioambiental, tornando-se uma empresa mais moderna e atrativa perante o mercado, bem como elevando sua marca perante todas as partes interessadas em seu negócio. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?