Aeroporto de Guarulhos implementa mínimos de separação reduzidos entre aeronaves que utilizam a mesma pista

O Aeroporto Internacional de Guarulhos está implementando uma medida, parte do Projeto AGILE GRU, para reduzir os mínimos de separação entre aeronaves que utilizam a mesma pista (RRSM). A aplicação entra em vigor no próximo dia 28 de agosto.

O procedimento pode ser aplicado entre uma aeronave que decola e uma aeronave que pousa subsequente, entre duas aeronaves que decolam na mesma pista ou entre duas aeronaves que pousam na mesma pista.

“A iniciativa proporcionará maior eficiência das operações no maior aeroporto do País, redução no consumo de combustível e emissões de poluentes, além de trazer benefícios tanto para o usuário do transporte aéreo quanto para a comunidade aeroportuária”

Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha

O Major Aviador Alexandre Gonçalves de Carvalho, coordenador do DECEA no AGILE GRU, pontuou que o procedimento é inédito no Brasil e que otimizará o fluxo de pousos e decolagens no principal aeroporto do País, em um momento em que a aviação nacional supera a demanda do período pré-pandêmico.

A implementação da medida visa reduzir o tempo entre as operações, melhorando o gerenciamento de tráfego aéreo, bem como ajudando na diminuição do consumo de combustível, o que significa também menos emissões de CO² na atmosfera.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?