Aeroporto de Congonhas inicia obras de recuperação na pista principal

Com investimento de R$ 11,5 milhões, a intervenção vai exigir o fechamento total da pista por 32 dias devido à complexidade da tecnologia a ser aplicada ao pavimento

As obras na pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, começaram no último dia 5 de agosto com a retirada do asfalto existente. Com investimento de R$ 11,5 milhões, a intervenção vai exigir o fechamento total da pista por 32 dias devido à complexidade da tecnologia a ser aplicada ao pavimento, conhecida como camada porosa de atrito (CPA). A tecnologia irá proporcionar, entre outros benefícios, uma sensível melhoria da capacidade de drenagem da pista (rápido escoamento da água de chuva), com aumento da aderência do pneu da aeronave ao pavimento e redução da possibilidade de aquaplanagem (hidroplanagem). Os trabalhos incluem serviços de fresagem do revestimento asfáltico atual, execução de camada estrutural de concreto asfáltico (CBUQ) com grooving na região das cabeceiras; e de camada superficial porosa de atrito (CPA). A técnica CPA não utiliza emendas transversais no pavimento, sendo necessário um trabalho contínuo para seu melhor resultado, evitando-se interrupções. A decisão de manter as obras entre os meses de agosto e setembro também observa questões meteorológicas. Considerando a baixa incidência de chuvas na capital paulista entre esses meses, a probabilidade de interrupções nas obras também é reduzida. A pista principal de Congonhas tem 1.940 metros de comprimento e 45 metros de largura e suporta aeronaves de categoria até 4C, que englobam as principais utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras, como Boeing 737-800, Airbus A320 e Embraer E195. A pista auxiliar só poderá receber aeronaves até categoria 3C, tais como o ATR-72 e C208 Caravan, conforme condicionantes estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil em conjunto com o aeroporto, empresas aéreas e DECEA, que visam a manutenção da segurança das operações durante o período de execução das obras na pista principal. Além disso, aeronaves de porte maior, que estão utilizando o terminal como estacionamento nesse período de redução de voos por conta da pandemia, poderão usar a pista auxiliar para voos de translado, apenas com tripulação, sem transportar passageiros. Serão mantidas todas as exigências de segurança para as operações do aeroporto, respeitando todos os requisitos regulatórios demandados pela ANAC.

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