Aeroporto de Brasília prevê movimento 5% maior em dezembro

O aeroporto de Brasília prevê um movimento superior a 1,3 milhão de passageiros em dezembro. A estimativa da concessionária Inframerica é que o fluxo de pessoas seja 5% maior do que em 2021. Em 2019, no entanto, no período pré-pandemia, o movimento foi 11% maior do que o calculado para este ano.

São esperados cerca de dez mil pousos e decolagens para todo o mês. Para atender à alta demanda foram incluídos 247 voos extras na malha aérea da capital federal. Destes, 14 são voos extras para o exterior.

Durante a alta temporada de verão, o aeroporto de Brasília terá voos para 45 destinos brasileiros. Todas as capitais brasileiras serão atendidas e diversas cidades do interior do país terão voos diretos de Brasília. Os voos nacionais mais procurados partindo de Brasília são para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Porto Alegre.

Além disso, os dias mais movimentados no período serão os que antecedem as festividades de Natal e Ano-Novo. Nas datas 12, 15 e 16 de dezembro, calcula-se um fluxo diário médio de 48 mil pessoas e os horários de maior concentração de voos são entre 7h e 10h e das 18h às 22h.

Em alta

O aeroporto de Brasília é o segundo mais movimentado do Brasil e é um dos centros de conexão de voos mais importante do país, auxiliando na interligação das capitais e interior. As companhias Gol e LATAM têm seus hubs instalados na capital federal. Cerca de 40% dos passageiros utilizam o terminal brasiliense para se conectar para diversas regiões do Brasil.

Com a alta temporada, o fluxo de passageiros no Aeroporto de Brasília aumenta, assim como a demanda por informações e auxílio aos viajantes. Por isso, a concessionária treinou e está reforçando as equipes para atender dúvidas dos passageiros, ajudar na organização de filas e no processo de raio x.

Leia também:

Movimento internacional

Atualmente o Aeroporto de Brasília atende seis cidades no exterior. Os destinos operados diretos são para Miami, Orlando, Lisboa, Panamá, Cancun e Buenos Aires.

Essas rotas sem escalas devem movimentar a área internacional do aeroporto em dezembro. Por isso, a previsão é que 22 mil pessoas viajem para fora do Brasil para aproveitar as férias de final de ano. A movimentação aérea internacional prevista é de 282 pousos e decolagens.

A expectativa é que durante o período de dezembro embarquem e desembarquem para o exterior por Brasília mais de 44 mil passageiros.

Por fim, para atender a demanda, a Gol adicionou novas frequências do seu voo direto de Brasília para Orlando, nos Estados Unidos. Os voos adicionais vão acontecer entre 16 de dezembro até o dia 31 de janeiro de 2023 e passam de sete decolagens semanais para dez.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?