Comac C919 é certificado pelas autoridades chinesas

O Comac C919 recebeu hoje (29/9) certificação de tipo da CAAC, a agência de administração da aviação civil da China. A homologação do bimotor chinês ocorreu em uma grande cerimônia no aeroporto de Pequim. A solenidade marca a entrada daquele país no mercado de aviação comercial.
A certificação significa que o C919 está finalmente pronto para o serviço e passou por todas as normas de aeronavegabilidade aplicáveis a aviões de transporte de passageiros. A entrega da primeira aeronave é prevista para este ano ainda. O cliente-lançador é a China Eastern Airlines.
A Comac aposta alto no C919 ao afirmar que espera quebrar o duopólio Airbus-Boeing em jatos da categoria. O C919 vai concorrer diretamente com os A320 e 737, largamente utilizados pelas mais diversas companhias aéreas ao redor do mundo.
Ele é capaz de transportar até 168 passageiros com pouco mais de 4.000 quilômetros de autonomia. A Comac estuda produzir uma versão com alcance aumentado para mais de 5.500 quilômetros.
O que ocorre, no entanto, é que o C919 ainda acumula poucas encomendas, que são principalmente de empresas chinesas, entre elas Hainan Airlines e Air China. A gigante de leasing Gecas encomendou dez com outras dez opções.
Ainda assim é um marco para a indústria chinesa. O projeto do C919 foi apresentado em 2008, e o voo inaugural originalmente seria em 2014. A construção do primeiro protótipo começou em 2011. Grandes problemas orçamentários e técnicos obrigaram a Comac a atrasar – e muito – o cronograma.
O avião certificado, com matrícula B-001A, tem pintura da OTT Airlines, subsidiária da China Eastern. Ele deve ser o único C919 entregue em 2022.