Exército americano seleciona substituto do helicóptero Black Hawk

O Exército dos EUA selecionou o tiltrotor V-280 Valor da Bell como o substituto do helicóptero Sikorsky UH-60 Black Hawk como sua próxima futura aeronave de assalto de longo alcance (FLRAA). Em uma decisão anunciada em 5 de dezembro, a subsidiária da Textron prevaleceu na competição de longa data contra o projeto de rotor composto de pusher da Sikorsky. A escolha estava voltada ao programa de tecnologia X-2 e no helicóptero coaxial SB-1 Defiant da Boeing.
O programa FLRAA é projetado para produzir aeronaves para eventualmente substituir até 4.000 Black Hawks. A Bell começou a desenvolver e testar o tiltrotor de próxima geração V-280 Valor. Isso faz parte do programa Joint Multi-Role Technology Demonstrator (JMR TD) do Pentágono, iniciado em 2013. Ademais, espera-se que a aeronave de produção inicial esteja operacional até 2030 sob um contrato que pode facilmente chegar a US$ 10 bilhões em valor.
Por fim, o preço-alvo anunciado mais recentemente por V-280 (2018) é de $ 43 milhões. O contrato de desenvolvimento do Black Hawk está avaliado em US$ 232 milhões e cobre o projeto final da aeronave e quaisquer alterações especificadas pelo Exército. Isso inclui o projeto de sistema de armas, manutenção, empresa digital, fabricação, integração de sistemas, testes de voo e qualificação de aeronavegabilidade.