BR Aviation inova ao abastecer aeronaves com caminhão VW 100% elétrico

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes é o primeiro da América Latina a ter um caminhão de abastecimento de aeronaves 100% elétrico, com zero emissão. O Aeroporto fica localizado em Manaus, no coração da Região Amazônica. Graças à parceria entre a Pioneiro Combustíveis, a BR Aviation (unidade de negócios da Vibra Energia e marca licenciada da Petrobras) e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, depois de um período de testes e de treinamento dos funcionários da empresa, o caminhão Volkswagen e-Delivery levará o Jet-A para os clientes BR Aviation no aeroporto internacional de Manaus. O veículo elétrico começou a operar de forma plena em 12 de dezembro.
O principal objetivo desta união é potencializar a descarbonização do segmento da aviação e ainda ajudar a promover o desenvolvimento da Região Amazônica. Isso está em linha com as diretrizes estratégicas da BR Aviation e da Pioneiro, de focar em negócios voltados à transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis. A iniciativa abre uma possibilidade imediata, de rápida adoção, para reduzir o impacto do setor de aviação no aquecimento global.
A aviação é responsável por cerca de 3,5% da contribuição humana para o aquecimento global. Isso consta de acordo com um estudo de 2020 realizado pela Manchester Metropolitan University, publicado na revista Atmospheric Environment. Ao iniciar a adoção de caminhões elétricos para abastecimento, a BR Aviation e a Pioneiro Combustíveis se antecipam a uma das metas do programa SustenAr. O prohrama, lançado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), ajuda as empresas a estimularem melhorias em aspectos ambientais na Aviação Civil. O programa prevê, como uma das formas de estimular soluções sustentáveis, a substituição de combustíveis fósseis na frota aeroportuária terrestre.
Operação do caminhão para os clientes BR Aviation
Para que o caminhão elétrico pudesse começar a operar, a EZVolt instalou no Aeroporto de Manaus um carregador com 1 ponto de recarga CCS-2. O carregador tem uma potência de saída de 24 kW em corrente contínua, o que permite o carregamento de 80% da bateria do caminhão em até três horas.
Esta parceria é estratégica para a BR Aviation principalmente, pois trata-se da primeira operação de um caminhão elétrico na aviação da América Latina. De fato, os benefícios ambientais são nítidos com a ampla eliminação de CO2 e outras partículas de escapamento, contribuindo para um ambiente de trabalho menos ruidoso e mais sustentável nos aeroportos. Sem dúvida, é um modelo de atuação com potencial de impactar toda a cadeia de abastecimento do segmento.