Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Voyager da RAF realiza voo com 100% de SAF

Um Airbus A330 Voyager da Royal Air Force (RAF) realizou esta semana um voo de 90 minutos utilizando 100% de SAF (da sigla em inglês combustível de aviação sustentável). De acordo com a Força Aérea Real britânica, essa á primeira vez que uma aeronave desse porte voa com combustível sustentável puro no mundo.

A atividade envolveu, além dos militares, a Airbus Defense & Space, a fabricante de motores Rolls-Royce e a fornecedora de combustíveis Air bp. Além disso, quem comandou o voo foi  uma tripulação mista da força aérea, Airbus e pessoal de teste da RR.

Os parceiros no teste descrevem o voo como um sucesso e que ele abre caminho para uma série de possibilidades para o futuro das aeronaves militares. “A mudança climática é um desafio global que ameaça nossa resiliência, nossa segurança e nossa prosperidade coletiva. Por isso estabeleci à força aérea o desafio ambicioso de se tornar a primeira em emissão zero até 2040”, afirma Mike Wigston, comandante da RAF.

Leia também:

Operação com o SAF

Ademais, a Air bp, fornecedora do combustível, produziu ele a partir de óleo de cozinha usado. Do ponto de vista operacional, a operação foi absolutamente normal e nenhuma diferença de desempenho foi notada. O voo executado pelo Voyager simulava uma missão de reabastecimento aéreo.

“Nossa ambição é ser o parceiro de descarbonização do setor de aviação. Estamos trabalhando com os participantes do setor para promover a disponibilidade e acessibilidade do SAF para apoiar a aviação e atender as metas de emissão zero”, pontua Martin Thomsen, vice-presidente da Air bp.

Por fim, a RAF opera dez Voyagers na função de aviões-tanque, que são Airbus A330-200 adaptados com equipamentos de reabastecimento. Como mangueiras e drogues. Eles são movidos pelos motores Rolls-Royce Trent 772B. O exemplar utilizado no teste entrou em serviço pela RAF em outubro de 2011.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?