Ícone do site Flap International

Vídeo confirma que Antonov An-225 Mrya foi destruído

O que todos temiam, de fato aconteceu. Um vídeo que circula hoje nas redes sociais, confirmou que o maior avião já construído pela indústria aeronáutica foi seriamente danificado em um hangar no aeroporto de Gostomel, na Ucrânia. Na filmagem, fica claro que Antonov An-225 Mrya (sonho em ucraniano) foi bastante danificado, principalmente na parte frontal, onde um míssel teria atingido o cargueiro dentro do gigantesco hangar. Ainda não ficou claro quem destruiu a aeronave – se à Rússia, força invasora, ou a própria Ucrânia, país que abriga a Antonov Company.

Único exemplar em operação, o Mrya era usado principalmente em grandes fretamentos internacionais de carga aérea, com a incrível capacidade de transportar 253 toneladas de carga. O peso máximo de decolagem era de 640 toneladas e nos anos 1980, serviu como aeronave de transporte para o ônibus espacial russo Buran. O maior jato de asa fixa já construído com 84 metros de extensão e 88 de envergadura, possuía seis motores turbofan Progress D-18T e tinha autonomia para voar até 15.400 quilômetros.

Em duas ocasiões o cargueiro esteve no Brasil, em 2010 e 2016, onde pode ser visto pela comunidade de spotters nos aeroportos de São Paulo/Guarulhos e Campinas/Viracopos. Uma das imagens da aeronave no Brasil, de autoria do fotógrafo José Salgueiro Jr., foi capa dupla da edição 450 da revista Flap.

 

Sair da versão mobile