Protótipo do MC-21 recebe as cores da Rossiya

A fabricante russa Irkut pintou seu primeiro protótipo do MC-21 com as cores da Rossiya, companhia aérea que pertence ao grupo Aeroflot. Da mesma forma, outros dois protótipos também receberão essa pintura.
A Rossiya será a primeira e também a principal operadora do modelo. Além disso, também de outro avião construído na Rússia, o Sukhoi Superjet SSJ100. A empresa possui 74 deles em avalia que tê-los em sua frota tem sido uma experiência “valiosa”.
Por seu lado, o MC-21, da Irkut, ainda está em processo de certificação. Não há data estipulada para sua entrada em operação comercial. Mas os protótipos já serão utilizados para treinamento dos pilotos.
Leia também:
As companhias aéreas russas têm sofrido com as sanções impostas pelo Ocidente ao país em decorrência da guerra com a Ucrânia. Há falta de peças, motores e suprimentos para todos os aviões que operam por lá. Por isso, ter indústrias que forneçam não só aviões, mas peças e programas de manutenção é prioridade para o governo da Rússia.
A Irkut e o grupo Aeroflot também pretendem montar um programa de manutenção do MC-21 em todos os aeroportos em que a companhia aérea opere. Atualmente a Rossiya tem em sua frota 129 aviões: 18 Airbus A319, 8 A320, 12 Boeing 737-800, 9 747-400 e 74 Sukhoi Superjet SSJ100. Parte dessa frota está estacionada, seja pela não recuperação pós-pandemia, seja por falta de peças e manutenção.