Piper obtém aprovação para operar turbo-hélice M600 em pista não pavimentada

A Piper Aircraft recebeu a aprovação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos para que sua aeronave monomotor turbo-hélice Piper M600/SLS seja operada em pistas não pavimentadas. Ademais, a Piper explica que recebeu muitos pedidos de certificação de campo não pavimentado de vários mercados globais.
A aprovação do kit também foi concluída para o Canadá, Reino Unido e Europa. A certificação no Brasil está prevista para o início de 2023.
A Piper fornece todas as aeronaves 2022 M600/SLS, começando com o número de série 198, direto de fábrica para operar em campos não pavimentados com a incorporação do Suplemento nº 5 no Manual de Operação do Piloto da aeronave aprovado.
Leia também:
- Piper expõe seu milésimo Seminole em Sun´n Fun
- Piper entrega seis aviões e renova contrato para mais 100 exemplares com a ATP Flight School
As aeronaves M600 em campo 2016-2021 equipadas com hélices de cinco pás também podem passar por modificações pelo Piper Kit #88705-702. Assim, ela pode acomodar as mesmas operações de campo não pavimentadas.
Por fim, a Piper explica que os principais componentes do kit incluem um garfo de nariz ligeiramente redesenhado e um dispositivo para lidar com inconsistências de superfície de campo não pavimentada, além da instalação de um pequeno recorte na placa da roda do nariz, permitindo que o guarde adequadamente com o trem retraído, e um suplemento de POH.