O fim de uma era: Airbus começa a testar seu último A380

 A Airbus tem lentamente encerrado a produção do A380. Hoje, as coisas ficaram um passo mais perto quando o último A380 do fabricante começou seus testes de funcionamento do motor e taxiamento, a última vez que isso acontecerá com o Gigante dos Céus.

Embora o Airbus A380 provavelmente permaneça nos céus por muitos anos, a triste realidade é que, infelizmente, o tipo está caindo em desuso. Enquanto algumas companhias aéreas, como a Singapore Airlines, mantiveram seu compromisso com o tipo, outras, como a Lufthansa, mostram um compromisso consideravelmente menor com a gigante.

Parece que a construção do Airbus A380 final está praticamente concluída, a aeronave foi vista hoje (11/03) fazendo seus primeiros testes de táxi e motor em Toulouse, onde foi construída.

Enquanto os principais componentes, como os motores e a cauda da aeronave, estão pintados, o resto da aeronave permanece sem pintura, só com primer. Como a aeronave, com número de série 272, é a última da fabricante europeia, marca o fim de uma era para a empresa.

Os testes de corrida e táxi de hoje verificam se a aeronave pode ser ligada e se mover por conta própria. Os testes de voo virão em breve. No entanto, antes de serem realizados, um teste de decolagem abortada é. Em seguida, os Airbus A380 são normalmente transportados para as instalações do fabricante em Hamburgo para serem pintados.

No final do ano passado, o presidente dos Emirates, Tim Clark, revelou o mais recente plano de entrega da aeronave, dado o estado atual do setor. Do jeito que as coisas estão, a gigante sediada em Dubai espera receber dois A380 este ano. Isso deixaria apenas três pedidos de Airbus A380 pendentes, todos entregues em 2022.

A Airbus e a Emirates provavelmente não deixarão a ocasião passar despercebida. No entanto, o fato de que a Emirates ainda está recebendo novos A380 é bom para o futuro do tipo. É improvável que a companhia aérea aposente aeronaves novas e indicou que operará o tipo até meados da década de 2030.

Foto: Divulgação

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?