eVTOL da Joby Aviation deve entrar em serviço em 2024

A Joby Aviation se prepara para lançar serviços de táxi-aéreo em 2024. A start up é uma fabricante de eVTOL que está com dois protótipos em fase de teste de voo. O plano é em um futuro muito próximo concretizar a parceria com a Uber para conectar o serviço aéreo com o terrestre.
Os protótipos já fizeram mais de mil voos de teste. A aeronave foi projetada para transportar quatro passageiros e um piloto. Totalmente elétrica, ela terá alcance de 240 quilômetros e velocidade máxima de 320 km/h.
A Joby fez uma parceria com a Nasa para testes de som. O eVTOL é mais silencioso que um helicóptero e até mesmo uma pequena aeronave da aviação geral. É uma aeronave que tem baixas rotações por minuto.
Leia mais:
- Airbus e KAI entregam primeiro helicóptero civil leve na Coreia do Sul
- Embraer divulga imagem do primeiro KC-390 da Hungria
- Embraer e Royal Jordanian assinam memorando de entendimento para 10 jatos E2
Parceria milionária
A Delta Air Lines anunciou investimento de US$ 60 milhões na Joby Aviation em uma parceria de longo prazo. O objetivo da Delta é usar os eVTOL como uma experiência premium para os passageiros em traslados entre suas casas e os aeroportos.
A empresa planeja iniciar os serviços em Los Angeles e Nova York. Não foram divulgados detalhes de como e onde os passageiros embarcarão. O que a Delta garante é que buscará o cliente onde ele tiver.
A parceria com a Delta prevê um potencial investimento de até US$ 200 milhões. Assim que a Joby iniciar as operações comerciais, a companhia aérea terá prioridade sobre outras operações por cinco anos .