Eve fará simulações de seu eVTOL com helicópteros em Chicago

A Eve irá fazer testes de seu futuro eVTOL no próximo mês em Chicago, nos Estados Unidos, em voos com passageiros para experimentar seu conceito de UAM (do inglês mobilidade aérea urbana), em parceria com a Blade Air Mobility. Os testes, feitos por helicópteros, servirão também para que a empresa consiga estudar melhor o conceito de viagens aéreas intermunicipais sob demanda e de curta distância. As simulações durarão três semanas, com testes em solo começando em 12 de setembro, seguidos pelos voos com passageiros em 14 de setembro. A Eve tem desenvolvido um eVTOL (aeronave elétrica com decolagem e pouso vertical), similar a um helicóptero, para quatro passageiros com até cem quilômetros de alcance e para ser utilizado no táxi-aéreo de curta distância a partir de 2026.

Parceiro nos testes, a Blade não opera aeronaves, mas possui uma plataforma de tecnologia que permite aos viajantes reservar viagens aéreas de curta distância em aeronaves de empresas parceiras. A Eve poderá fornecer até 60 eVTOL para a Blade operar nesse sistema.

As simulações acontecerão a partir de um heliporto existente chamado Vertiport Chicago. eVTOL transportarão passageiros para helipontos em dois subúrbios da cidade, Schaumburg e Tinley Park, cada um a cerca de 48 quilômetros de distância.

A Eve é uma empresa criada pela Embraer como um projeto interno, e o objetivo é que a divisão se transforme numa start-up independente. Ela começou a ser ofertada publicamente em maio passado, e a Embraer continua como a maior acionista e fornecedora de suporte e engenharia.

Artigos relacionados

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?