Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Boom Supersonic encontra parceiros para os motores do Overture

A Boom Supersonic encontrou os parceiros que vão fabricar os motores para seu supersônico Overture. O sistema de propulsão, batizado de “Symphony”, será produzido pela FTT Florida Turbine Technologies, GE Additive e StandardAero. Em suma, eles terão um design sob medida, desenvolvido especialmente para o Overture.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (13/12). “Desenvolver um motor supersônico especificamente para o Overture oferece a melhor proposta de valor para nossos clientes”, afirma o executivo-chefe da Boom, Blake Scholl. Além dissom, ele também complementa: “Com o Symphony, podemos fornecer um avião supersônico econômico e ambientalmente sustentável. Uma combinação inatingível com as atuais restrições de motores”.

O Symphony será um motor turbofan de desvio médio, similar aos motores convencionais, sem pós-combustão, e com 35.000 libras de empuxo cada. O projeto do Overture prevê quatro propulsores. Será o primeiro motor a ser construído para funcionar com 100% de SAF (combustível de aviação sustentável).

“Ao contrário dos turbofans subsônicos, o Symphony terá uma entrada supersônica axissimétrica projetada pela Boom, um bocal de exaustão de baixo ruído e geometria variável, e uma turbina de alta pressão resfriada passivamente”, explica a empresa em comunicado.

Leia também:

A FTT será responsável pelo design do motor; a GE Additive, pela consultoria de design de tecnologia aditiva; e a StandardAero, pela manutenção. O Overture está sendo projetado para voar a Mach 1.7, cerca de duas vezes mais do que a velocidade de um jato de passageiros convencional. E cobrir distâncias superiores a 7.000 quilômetros com até 80 passageiros a bordo em classe executiva. A princípio, se tudo correr bem, deve entrar em operação em 2029.

Revés

A Boom Supersonic teria motores fornecidos pela Rolls-Royce, parceira desde o início. Mas em setembro deste ano, a fabricante inglesa desistiu do projeto sem dar muitos detalhes. Semelhantemente, outros três fabricantes, GE Aviation, Pratt & Whitney e Honeywell não se interessaram.

Com os reveses, o Overture poderia naufragar antes mesmo de ganhar os ares. A Boom Supersonic já tem pedidos firmes – e pagos – para entregar 15 supersônicos para a United Airlines, assim como 20 para a American Airlines.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?