Boeing expande capacidade do 737-800BCF

Como os mercados expresso e de e-commerce continuam a impulsionar a forte demanda por produção e cargueiros convertidos, a Boeing anunciou hoje (05/05) uma nova parceria com uma empresa de manutenção, reparo e revisão (MRO) com base na Costa Rica para criar capacidade de conversão adicional para o 737-800 Boeing Converted Freighter.
A Boeing abrirá duas linhas de conversão 737-800BCF com a Cooperativa Autogestionaria de Servicios Aeroindustriales (COOPESA) em Alajuela, Costa Rica. A primeira das novas linhas de conversão está prevista para abrir no início de 2022, com a segunda prevista para o final desse ano. A Boeing prevê que 1.500 conversões de cargueiros serão necessárias nos próximos 20 anos para atender à demanda crescente. Destes, 1.080 serão conversões de fuselagem padrão, com quase 30% dessa demanda vindo da América do Norte e América Latina.
“A COOPESA demonstrou a expertise técnica e o compromisso com a qualidade e execução necessários para nos ajudar a atender à crescente demanda dos clientes pelo 737-800BCF, inclusive nas Américas”, disse Jens Steinhagen, diretor de conversões de cargueiros da Boeing. “A Boeing tem o prazer de ter a COOPESA se juntando à nossa equipe de parceiros de MRO enquanto entregamos nossos cargueiros convertidos líderes de mercado para clientes em todo o mundo.”
Atualmente, a Boeing converte aviões de passageiros 737-800 em cargueiros em três locais: Boeing Shanghai Aviation Services (BSAS) em Xangai, China; Guangzhou Aircraft Maintenance Engineering Company Limited (GAMECO) em Guangzhou, China; e Taikoo (Shandong) Aircraft Engineering Co. Ltd. (STAECO) em Jinan, China.
Até o momento, o 737-800BCF ganhou mais de 180 pedidos e compromissos de 15 clientes em quatro continentes. Em março, a Boeing entregou novamente o 50º 737-800BCF desde que entrou em serviço em 2018.
Foto: boeing