Boeing confirma adiamento da certificação dos MAX -7 e -10

Mais uma vez a Boeing adiou os prazos de certificação para as variantes -7 e -10 dos 737 MAX. A fabricante agora estima que o -7 receberá a certificação da FAA (agência reguladora da aviação nos Estados Unidos) no início de 2023, e o -10, no início de 2024.

Com isso, os planos para certificar as aeronaves até o final deste ano são frustrados. Uma lei de dezembro de 2020 proíbe a FAA de certificar novas aeronaves a partir de dezembro deste ano que não possuem um sistema de alerta aos pilotos modernizado e integrado. Você pode encontrar ele em todas as aeronaves comerciais modernas, exceto nos 737. O MAX é baseado em um design concebido há décadas, o mesmo de todos os 737 das gerações anteriores.

Ademais, serão necessárias dois tipos de habilitação para pilotar os diferentes membro da família 737 MAX. Elas são exatamente iguais, mudando apenas o tamanho da fuselagem.

Leia também:

As autoridades de investigação de acidentes aéreos confirmaram que os pilotos dos dois MAX acidentados em 2018 e 2019 enfrentaram diversos alertas confusos na cabine. As duas tragédias destacaram deficiências de sistemas mais antigos e levaram à mudança regulatória pendente.

Por fim, a Gol Linhas Aéreas tem mais de 90 737 MAX 8 encomendados e 25 MAX 10, aviões que substituirão os 737 mais antigos e fazem parte do plano de renovação de frota. Ao que tudo indica, os -10 não começarão a ser entregue este ano, conforme planejava a companhia aérea.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?