Airbus projeta conceito de helicóptero sem rotor de cauda

A Airbus Helicopters tem trabalhado no desenvolvimento de um helicóptero que utiliza diversos dispositivos aerodinâmicos antitorque para eliminar o rotor de cauda. O projeto tem uma complexidade geral do sistema comparativamente baixa, bem como uma redução significativa do peso da aeronave.

A fabricante francesa tradicionalmente tem optado por utilizar rotores-padrão em grande parte de seus helicópteros, mas determinados modelos usam rotores do tipo Fenestron, que são rotores embutidos num duto. O modelo mais novo da empresa, o H160, usa esse tipo de rotor, bem como o também consagrado H145, com vários exemplares em operação no Brasil.

No futuro, os helicópteros convencionais da Airbus poderão ter um design antitorque passivo, com uma fuselagem traseira assimétrica, uma asa de suporte vertical separada e um arranjo de estabilizador traseiro em forma de caixa. Nesse projeto, o helicóptero usaria o próprio ar “para baixo” gerado pelo rotor principal para gerar impulso lateral.

A parte horizontal do estabilizador seria como uma cauda em T convencional, mas com maior rigidez por conta do design, em forma de “caixa”. Também é considerada a adição de asas móveis do tipo canard na fuselagem dianteira, o que geraria impulso lateral adicional.

Sem o rotor traseiro e tudo o que vai junto, como eixo de transmissão, engrenagens, cabos etc., além da redução de peso e complexidade, o sistema permite uma reconfiguração radical da seção traseira do helicóptero, tornando possível utilizar espaços antes impossíveis.

Segundo a Airbus, somente o rotor traseiro representa 13% do consumo geral durante o voo pairado, além da perda de energia; sendo assim, o projeto reduziria não só a queima de combustível, mas aumentaria a potência disponível.

O helicóptero sem rotor traseiro ainda está na parte de desenvolvimento do projeto e registro de patente do sistema por parte da Airbus Helicopters. Não há data estimada para o lançamento nem voo de protótipo.

Artigos relacionados

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?