12 anos do primeiro voo do Boeing 747-8i

Há exatos 12 anos, decolou pela primeira vez o Boeing 747-8i (Intercontinental). Essa foi a última versão de passageiros do famoso “Jumbo” desenvolvida pela Boeing.
Lançamento
Em 2005, a Boeing lançou sua mais nova geração de seu conhecido 747: o 747-8i, variante de passageiros do Boeing 747-8. A versão, mais alongada do que o anterior 747-400, veio com a intenção de preencher um espaço entre o Boeing 777-300 e o Airbus A380 e as previsões iniciais da Boeing era de vender até 300 unidades do modelo.
Empresas como a Emirates e a British Airways chegaram a cogitar encomendar o novo quadrimotor, no entanto, acabaram optando pelo A380. Em 2006, a Lufthansa se tornou a primeira empresa aérea a encomendar o 747-8i. O modelo acabou não deslanchando e conquistou somente três companhias aéreas para operações comerciais: Lufthansa, Korean Air e Air China. A Arik Air e Transaero chegaram a encomendá-lo, mas não voaram com o modelo. Ainda houveram outros pedidos, mas para clientes VIPs ou governos.
Design
Além de alongado, o novo design trouxe novas asas e os motores GEnx ao Boeing 747. O deck superior do quadrimotor também foi ampliado e as janelas eram 8% maiores, quando comparado com o 747-400.
A configuração padrão apresentada para três classes comportava 467 passageiros.
Primeiro Voo
Mesmo com a quebra de expectativa das previsões iniciais de encomenda, a Boeing decidiu continuar com o projeto.
Em 2010, a fabricante norte-americana realizou o primeiro voo do Boeing 747-8F, versão cargueira do jato. Mais de um ano depois, em 20 de março de 2011, a 747-8i decolou pela primeira vez, acompanhado dos olhares de diversos funcionários da Boeing, entusiastas e imprensa. De registro N6067E, o quadrimotor partiu de Everett às 9h59 daquela manhã ao comando dos pilotos Mark Feuerstein e Paul Stemer. O pouso aconteceu após cerca de 4h30 de teste.
Posteriormente, uma sequência de voos teste ocorreram, completando 600 horas até a certificação.
LEIA TAMBÉM:
- Há exatos 54 anos, decolava pela 1ª vez o Concorde
- Waterpark Jumbo: o Boeing 747 que virou um parque aquático
Entregas
A primeira entrega aconteceu no dia 5 de maio de 2012 para a Lufthansa, cliente lançador do modelo. Quase um mês depois, o jato entrou em serviço regular pela companhia no trecho Frankfurt-Washington DC.

Ao todo, 48 unidades do Boeing 747-8i foram construídas. Confira mais detalhes:
Operadora | Quantidade |
Lufthansa | 19 |
Korean Air | 9 |
Air China | 7 |
Governo da Coréia do Sul | 1 |
Governo da Turquia | 1 |
Qatar Amiri Flight | 3 |
Governo do Kuwait | 1 |
Boeing | 1 |
Governo do Brunei | 1 |
Governo do Omã | 1 |
Governo do Marrocos | 1 |
Governo do Egito | 1 |
Governo dos Estados Unidos | 2* |
* Os dois Boeing 747-8i da USAF, que servirão para transporte presidencial, já foram produzidos, porém não entregues oficialmente. O governo estadunidense deve incorporá-los em 2027 e 2028.
As empresas Lufthansa, Air China e Korean Air mantém o modelo em atividade. O Brasil recebe voos diários com o Boeing 747-8i, operados pela aérea alemã, entre Frankfurt e Guarulhos.
Galeria de Fotos
Você já voou no Boeing 747-8i? Conte para nós a sua experiência: