Andes obtém certificação para voltar a voar

A Administração Nacional de Aviação Civil (ANAC) da Argentina informou nesta segunda-feira (15) que a Andes Líneas Aéreas cumpriu todos os requisitos necessários e ganhou a certificação para voltar a voar.
Sendo assim, a companhia está autorizada a realizar voos regulares ou não regulares tanto nacionais quanto internacionais, transportando passageiros, carga ou correios.
A recertificação da empresa passou por cinco fases e foi acompanhada de perto pela ANAC (Argentina). Em outubro de 2022, a Andes recebeu o Boeing 737-800 de matrícula LV-KFW. Um segundo bimotor do modelo é esperado pela companhia, que pretende recomeçar seus voos, ainda sem data definida, de forma charter.
A empresa suspendeu suas operações em 2020 por conta da pandemia e desde então não havia realizado mais nenhum voo. Em 2019, a Andes já enfrentava problemas financeiros e a chegada do covid-19 agravou a situação. Naquele momento, a empresa operava com aeronaves do modelo MD-80. Todos se encontram estacionados e não devem voltar a voar.