França seleciona sistemas de drones para equipar seus navios

A subsidiária dos UAS da Airbus Defence and Space mini SURVEY Copter assinou um contrato para fornecer à Marinha da França 11 sistemas, (22 aeronaves), do UAS de asa fixa Aliaca, versão marítima elétrica (oficialmente denominado SMDM pelas autoridades francesas), incluindo treinamento e apoio logístico integrado. As primeiras entregas são esperadas para 2021.
“Estamos honrados em contribuir para as missões da Marinha Francesa, as quais apoiaremos com os mais altos padrões de qualidade e confiabilidade. Este novo contrato fortalece a posição da SURVEY Copter como um ator global importante para mini UAS marítimos”, disse Nicolas Askamp, chefe da Survey Copter / Airbus Unmanned Aerial Systems.
O UAS marítimo Aliaca é um sistema versátil de alta resistência que permite missões de até 3 horas em um alcance de 50 km, perfeitamente adaptado para missões marítimas com alto desempenho de carga útil EO / IR giroscópio estabilizado e qualificado para operar em condições ambientais severas. Lançado por catapulta, o UAS marítimo Aliaca conclui seu voo pousando automaticamente.
Com um comprimento de 2,20 m e uma envergadura de 3,60 m para um peso máximo de decolagem de 16 kg, o UAS marítimo Aliaca utiiza um motor elétrico potente, porém silencioso. O sistema pode ser implantado de forma fácil e rápida em menos de 15 minutos por apenas 2 operadores.
Da mesma forma, a estação de controle de solo permite que o operador monitore constantemente o voo automático do UAS enquanto recebe em tempo real imagens diurnas e noturnas e dados AIS (Sistema de Identificação Automática) coletados por seus sensores a bordo.
Foto: Divulgação