Bombardeiro Vulcan preservado pode perder ponto de exposição

Os responsáveis por um Avro Vulcan preservado estão quebrando a cabeça para decidir onde irão deixar o bombardeiro exposto após decisão de não estender o contrato de estacionamento no aeroporto de Doncaster Sheffield, na Inglaterra. O aeroporto é deficitário e enfrenta incertezas quando ao futuro de suas operações. A instituição de caridade que cuida do avião, a Vulcan to the Sky Trust, havia sido informada que o contrato de estacionamento não seria renovado quando encerrar, em junho de 2023. O Vulcan pousou lá em 2015 após vários anos de apresentações em show aéreos, e os esforços para arrecadar fundos para um hangar permanente não foram bem-sucedidos, e seus curadores ainda não encontraram um lugar adequado e definitivo. Dois locais estão sendo considerados. Para tanto, o transporte do bombardeiro é o maior dos desafios. Uma possibilidade seria desmontá-lo e montá-lo, o que por si só geraria um enorme quebra-cabeça logístico e de engenharia para a instituição. Outra seria levá-lo voando, permitindo que o Vulcan pousasse em sua nova casa inteiro; a autoridade de aviação inglesa, no entanto, negou uma “permissão especial” para que isso ocorra. O presidente da Vulcan to the Sky, John Sherman, diz que todas as opções estão sendo estudadas, e que espera encontrar o melhor lugar para que o Vulcan possa ser preservado e exibido para o público, e continuar a educar e inspirar futuras gerações de engenheiros. O Vulcan é um bombardeiro inglês fabricado pela Avro que voou pela primeira vez em 1952. Equipou a força aérea britânica a partir de 1957 até sua aposentadoria, no início dos anos 1980. Em 1982, participou de sua única missão de combate real, quando bombardeou a pista e as instalações de radar de Port Stanley, durante a Guerra das Malvinas.