Honeywell divulga previsão de entregas da aviação de negócios

A empresa norte-americana Honeywell divulgou o informe anual com um panorama mundial da aviação de negócios e a previsão de entregas nos próximos dez anos. A empresa publica o informe todos os anos. Em suma, estima-se que até 8.500 novas entregas de aeronaves deste setor, pelo valor de USD 274 bilhões, aconteça entre 2023 e 2032.
O indicativo é 15% maior do que o previsto em 2021, tanto nas entregas quanto nos gastos. O levantamento se baseia em análises, avaliações de especialistas e sondagens com fabricantes e clientes, além de entrevistas com mais de 150 operadores ao redor do mundo.
Neste ano, os operadores questionados informaram planos de compra de novas unidades no mesmo patamar de 2019. Por isso, chegamos à taxas de expansão de frota que se duplicam quando comparadas às intenções do ano passado. Os comentários dos entrevistados coincidem com os resultados do setor, que demonstram linhas de produção esgotadas para os próximos anos.
“O setor de aviação de negócios está se beneficiando em grande medida da chegada de usuários e compradores de primeira viagem, devido, em grande parte, à mudança de hábitos provocada pela pandemia de covid-19″, disse Heath Patrick, presidente da Honeywell Aerospace, Americas Aftermarket. “Espera-se que em 2023 o setor de aviação de negócios se recupere e chegue aos patamares de entregas e gastos de 2019, o que é muito mais rápido do que o previsto anteriormente. A demanda de novos jatos de negócios é tão alta como a que vimos em 2015, e esperamos que esta tendência de alta se mantenha por vários anos”.
Pontos principais do informe“Perspectivas Mundiais da Aviação de Negócios da Honeywell 2022″:
- Espera-se que as entregas de novos aviões de negócios em 2023 sejam 17% maiores do que as de 2022 e que o gasto seja 20% superior.
- Os planos de compra para os próximos cinco anos de novas aeronaves sobem três pontos percentuais na comparação com o levantamento feito no ano passado. Por consequência, alcança então níveis de 2019 e equivalente a 17% da frota atual.
- Os acréscimos à frota aumentam pelo segundo ano consecutivo, duplicando a taxa de 2021 e superando 2% da frota total.
- Prevê-se que as entregas e os gastos de novos aviões durante a próxima década cresçam a um ritmo médio anual de 2%. Isso está em linha com o crescimento econômico mundial previsto a longo prazo.
- Um terço dos entrevistados espera voar mais em 2023 frente a 2022; 64% esperam voar ao menos o mesmo, e somente 4% esperam voar menos.
- Prevê-se que os tipos de aeronaves grandes e de longo alcance representem mais de 70% de todos os gastos dos novos aviões de negócios nos próximos cinco anos.
- Somente 2% dos operadores questionados têm previsão de se desfazarem de um avião sem substituí-lo, o que representa a metade da taxa registrada em 2021.
- Os planos de compra para os próximos cinco anos de aviões usados seguem sendo elevados, com 28% da frota atual. Mesmo assim, continuam no mesmo patamar dos resultados do ano passado. Por fim, o crescimento na demanda de aviões usados seguirá pressionando o já escasso estoque de aviões disponíveis para venda.
Foto: Flávio Marcos de Souza