28 anos da primeira decolagem do Gulfstream V

Derivado do Gulfstream IV, a versão V, também conhecida como GV, surgiu nos anos 90 para fazer frente ao longo alcance do Global da Bombardier.

A fabricante escolheu os motores Rolls-Royce BR700-710A1-10 para equipar seu novo modelo, dando mais potência ao jato quando comparado ao IV. Entre outras mudanças de uma versão para a outra, está o aumento do teto operacional de 45 mil para 51 mil pés e também o alcance, que passou de 8 mil para 12 mil quilômetros, permitindo o Gulfstream V voar sem paradas entre importantes centros como Londres, Cingapura, Nova York e Tóquio. A aeronave pode acomodar até 19 passageiros, mas a configuração mais popular é para 14 passageiros + quatro tripulantes.

Era terça-feira, 28 de novembro de 1995, quando o jato decolou pela primeira vez. A certificação do modelo aconteceu em abril de 1997 e a primeira entrega aconteceu na sequência, em julho daquele ano.

Ao todo, 193 exemplares do GV foram construídos, incluindo a versão militar C-37A, utilizada pelas forças armadas dos Estados Unidos. Anos mais tarde, a Gulfstream lançou uma versão aprimorada do modelo, o G550, que foi um grande sucesso comercial com mais de 600 entregas.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?