Virgin Atlantic terá voo com 100% de SAF em 2023

A Virgin Atlantic fará em 2023 um voo entre Londres e Nova York com um Boeing 787 abastecido com 100% de SAF (combustível de aviação sustentável). A iniciativa é patrocinada pelo governo do Reino Unido e fará parte de um consórcio formado por Boeing, Pratt & Whitney Canada, bem como universidades e institutos.

O 787 é equipado com motores Rolls-Royce Trent 1000. Atualmente, algumas aeronaves têm certificação para voar com 50% de SAF em seus tanques. Assim, esse será o primeiro voo de longa distância a utilizar a totalidade do combustível verde.

Leia também:

O SAF utilizado no teste é feito principalmente de óleos e gorduras residuais. “Reconhecemos o papel crítico que o biocombustível tem a desempenhar na descarbonização da aviação e a ação coletiva urgente necessária para a produção em escala”, afirma Shai Weiss, chefe da Virgin Atlantic. “A pesquisa e os resultados serão um grande passo para acelerar o uso do biocombustível em toda a indústria da aviação”, finaliza.

Por outro lado, a Rolls-Royce quer provar que seus motores da família Trent podem voar com 100% de SAF até o final do próximo ano. Além disso, o governo britânico que tornar obrigatório o uso de pelo menos 10% do biocombustível na aviação até 2030.

(Foto: Rodrigo Cozzato)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?