TAP Air Portugal divulga números do segundo trimestre de 2022

A retomada de atividade da TAP prosseguiu durante o segundo trimestre de 2022 (2T22) com as receitas, o número de passageiros e o número de partidas mais do que duplicando em comparação com o segundo trimestre de 2021 (2T21). A companhia está se recuperando da crise, com o ASK, o número de passageiros e o número de partidas entre 81% e 92% dos níveis pré-crise de 2019, enquanto as receitas atingiram 99% do seu nível pré-crise no segundo trimestre de 2019 (“2T19”). O PRASK aumentou 80,7% e 8,5% face ao 2T21 e ao 2T19, respetivamente, com o Load Factor aumentando 32 pontos percentuais face ao 2T21 para 80,4%, atingindo 96% dos níveis pré-crise de 2019.
O Resultado Líquido acumulado do primeiro semestre de 2022 foi de EUR -202,1 milhões, ainda claramente negativo, mas EUR 291,1 milhões melhor do que no mesmo período de 2021 mantendo uma melhoria trimestral consecutiva. Verifica-se o aumento da posição de liquidez para EUR 889,8 milhões, precavendo o facto de o segundo semestre ser sazonalmente o maior consumidor de liquidez.
Numa análise às operações no segundo trimestre de 2022, verifica-se que o número de passageiros transportados quadruplicou, em comparação com o mesmo período de 2021, atingindo 82% dos níveis do 2T19. Adicionalmente, durante este período, a TAP operou mais do dobro do número de voos do que no 2T21, ou 81% das partidas do 2T19.A capacidade (medida em ASK) aumentou cerca de três vezes em comparação com o 2T21, com o Load Factor a melhorar 32 p.p. face ao mesmo período do de 2021, atingindo 80,4%. Em comparação com 2T19, os ASK estão a 92% e o Load Factor a 96% dos níveis pré-crise.
As áreas de Manutenção e de Carga contribuíram para o aumento das receitas com EUR 7,8 milhões e EUR 7,3 milhões, respetivamente. A área de Manutenção terminou o segundo trimestre com receitas de EUR 18 milhões, mais 76,9% do que no 2T21. Por sua vez, as receitas na área de Carga ascenderam a EUR 67,4 milhões, aumentando 12,2%em comparação com o 2T21.
De uma perspetiva operacional, foram reabertos um total de sete destinos que estavam temporariamente suspensos (dos quais quatro são sazonais da época de Verão), tais como: Ibiza, Tânger, Djerba, Monastir, Alicante, Boa Vista e Caracas. Com o relançamento da Boa Vista, a TAP Air Portugal retoma as operações para todos os aeroportos internacionais em Cabo Verde, e com o relançamento de Caracas, a operação em todos os destinos de longo curso está agora restaurada. A respeito da frota operacional, durante o trimestre, a TAP registou um aumento de três aeronaves para 96. A 30 de junho de 2022, 66% da frota operacional de médio e longo curso consistia em aeronaves da família NEO (em comparação com 63% em 30 de junho de 2021 e 27% em 30 de junho de 2019).