TAM já pode utilizar navegação por satélite em pousos no Aeroporto Santos Dumont

Com o novo sistema, as aproximações poderão ocorrer com teto mínimo de 100 metros de altitude
A companhia aérea TAM recebeu a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil para adotar o sistema de Performance de Navegação Requerida (RNP-AR) em todas as aproximações para pouso no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Atualmente, 14 aeronaves Airbus A319 contam com a tecnologia de bordo para aderir ao novo procedimento. Essa metodologia de navegação com base nos precisos equipamentos da aeronave se tornou possível no Santos Dumont após a certificação obtida pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) em 2012, para atender a uma antiga demanda do terminal, cuja operação é historicamente impactada pelas condições de clima, relevo e posição geográfica. A TAM planeja adotar o RNP-AR em todos os pousos domésticos no Santos Dumont a partir de Janeiro de 2016. Com a tecnologia, as aproximações poderão ocorrer com “teto” mínimo de 100 metros de altitude. Foto: Paulo Berger