Satisfação dos passageiros com aeroportos do país é a maior da história

Terminal de Curitiba ficou novamente em primeiro lugar no 1º trimestre deste ano
O índice de satisfação geral dos passageiros com os principais aeroportos do país bateu o recorde no primeiro trimestre de 2017. A nota, de 4,34, na Pesquisa Permanente de Satisfação dos Passageiros, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, foi a maior da série histórica do levantamento iniciado em 2013. No primeiro trimestre deste ano, 13,8 mil passageiros foram ouvidos nos 15 aeroportos que movimentam 80% das pessoas que viajam de avião no país. A pesquisa revela um setor em alta: dos 15 terminais avaliados, 14 tiveram nota acima de 4, a média estipulada pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias), numa escala que vai de um a cinco. Além disso, 91% dos passageiros entrevistados fizeram avaliações positivas sobre os aeroportos brasileiros: 47% os consideram bons e 44% muito bons. De modo geral, os passageiros estão satisfeitos com os serviços oferecidos. Segundo a pesquisa, 76% dos 38 itens avaliados ficaram acima da média. Destacam-se o tempo de fila no raio X (4,5), a cordialidade dos funcionários da inspeção (4,48) e a disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,46). Os órgãos públicos e as companhias aéreas também agradam. Nota 4,61 para o tempo de fila da aduana, 4,26 para a integridade da bagagem e 4,16 para a velocidade da restituição de bagagem (4,16). Com nota 4,73, o Aeroporto de Curitiba/PR foi o que tirou a maior média trimestral, consolidando sua liderança como o melhor do país. Já o Aeroporto de Cuiabá/MT foi o que teve a maior evolução da satisfação geral. O desempenho foi de 23% em comparação com o primeiro trimestre de 2016. Na avaliação mensal da pesquisa, Viracopos, de Campinas/SP, bateu a meta com a maior nota da história: 4,96 no mês de março. Mais informações no portal www.aviacao.gov.br.