Saiba por onde estão os Boeing 777 que voaram na Varig

Com a ideia de substituir gradualmente o MD-11, a Varig recebeu seu primeiro Boeing 777-200 no início dos anos 2000. De matrícula PP-VRA e nome de batismo “Otto Meyer”, o primeiro exemplar do modelo chegou para a companhia em 2 de novembro de 2001. Semanas depois, no dia 19 do mesmo mês, chegou o segundo: PP-VRB, batizado de Ruben Berta. A empresa colocou seus novíssimos bimotores da Boeing para, inicialmente, cumprirem certos trechos domésticos e posteriormente linhas internacionais para a Europa.
Outros quatro chegaram em 2004: PP-VRC, PP-VRD, PP-VRE e PP-VRF. Os dois últimos, PP-VRI e PP-VRJ, chegaram no ano seguinte e voaram por pouco tempo na empresa, que naquele momento, já começava a agonizar.
Em 2006, com a paralisação, todos os oito 777 deixaram de voar pela Varig. Alguns ganharam nova vida na Aeroméxico, outros foram para Rússia voar na Transaero e alguns outros acabaram não conseguindo um novo operador. Atualmente, somente um único 777 ex-Varig continua ativo. Confira mais detalhes:
Modelo | Matrícula na Varig | Status Atual |
Boeing 777-2Q8ER | PP-VRA | Desmontado em Phoenix (2022) |
Boeing 777-2Q8ER | PP-VRB | Ativo na Austrian Airlines como OE-LPF |
Boeing 777-236 | PP-VRC | Estocado como TR-KPR / de propriedade da República do Gabão |
Boeing 777-236 | PP-VRD | Desmontado em Walnut (2018) |
Boeing 777-222ER | PP-VRE | Desmontado em Moscou (2017) |
Boeing 777-222ER | PP-VRF | Desmontado em Teruel (2019) |
Boeing 777-222 | PP-VRI | Desmontado |
Boeing 777-222 | PP-VRJ | Desmontado em Teruel (2018) |
Você chegou a voar no Boeing 777 da Varig? Conte para nós nos comentários:
Sim, no Roberto Carlos e na Regina Duarte. O voo no RC foi horrível, um JFK-GRU sem luz, sem entretenimento a bordo e com apenas dois banheiros funcionando (um na econômica e um na executiva).
Melhor empresa aérea que já voei!
Equivalente a Japan Airline.
Fui funcionária da grandiosa Alice Editha Klaus com muito orgulho e, claro, tornei -me comissária de bordo. Profissão que, desde os oito anos de idade escolhi…??
A Varig sempre foi a Pioneira,
A propósito a foto ficou muito boa, inclusive com o trator de push back da Sata, que infelizmente tambem encerrou as atividades.
Acredito que o PP-VRD foi desmontado em 2010, sendo inclusive o primeiro 777 transformado em “panela de pressão”.
Eu era crianca, e o meu primeiro voo foi em um Electra da Varig na ponte aerea SP/ RJ. Foi sensacional! Na cauda do aviao tinha un sofá em V, as janelas eram grandes. Silencioso e suave.
1. De Londres para São Paulo pela Latam ou Tam.
2. Entre São Paulo e Manaus, algumas vezes, não me lembro se pela Varig ou Latam/Tam.
Não só voei como passageiro mas como tripulante
Aeronaves maravilhosas
Varig a melhor cia aérea
Tive a oportunidade de trabalhar nessa maravilhosa empresa como mecânico de aeronaves e trabalhei nessas aeronaves. O VRA E VRB chegaram novos os outros, infelizmente como a empresa já não estava bem, eram bem velhos e problemáticos. Fica a saudade.
Tive o privilégio de voar os 777 da nossa saudosa Varig como Cmte entre 2004 e 2006, uma aeronave maravilhosa de qualquer ponto de vista, mas em particular o “conforto operacional”, tanto técnica quanto pessoalmente, para nós pilotos no nosso dia a dia, uma vez que o projeto dessa aeronave ficou conhecido por aquele que mais se preocupou em buscar sugestões de pilotos de linha e de incorpora-las ao projeto da aeronave.
E tanta sorte tive que depois do triste fim da Varig segui voando o 777 na Etihad Airways pois mais 14,5 anos até me aposentar em 2020, totalizando quase 19 anos operando esta maravilhosa aeronave tanto na versão passageiro quanto cargo.
Voei muito mesmo nos B777 . Fui da manutenção e fazia Baseamentos e socorrer nas bases nacionais e internacionais com panes . Muitas Saudades.
Voei pela Varig, Vasp, Transbrasil infelizmente todas já faliram. Meus últimos voos foram pela Gol e Tam.