Primeira entrega do Boeing 767 completa 40 anos

Num dia como hoje, há quarenta anos, em 19 agosto de 1982, a Boeing entregava seu primeiro 767-200 ao cliente-lançador, a United Airlines. Matriculado N606UA, a aeronave era a nona da linha de produção, e foi entregue à United pelo presidente da Boeing à época, Richard Ferris, em uma cerimônia especial na fábrica, em Everett, Estados Unidos. A United foi o primeiro cliente do 767 ao encomendar 30 unidades e mais 37 opções de compra, em julho de 1978. Mais tarde, ela operaria apenas 19 unidades do -200, o menor modelo, convertendo os outros pedidos para os de longo alcance, o -200ER e o maior, -300ER. O primeiro voo com passageiros do N606UA, o UA1767, foi em 8 de setembro de 1982, na ligação entre Chicago e Denver. A United inicialmente configurou seus 767 com 197 assentos, dos quais 24 na primeira classe e 173 na econômica. Foi usado principalmente em rotas transcontinentais.

A aposentadoria

A United aposentou seu último 767-200, o N603UA, em março de 2005. Ele operava pela companhia desde 1983, cumprindo 77.122 horas de voo e 20.015 ciclos. Na ocasião, ele voou de San Francisco para Victorville, na Califórnia, onde foi armazenado. Após a fusão entre United e Continental Airlines, no entanto, em outuro de 2010, o 767-200 voltou a voar, sendo novamente aposentada, agora em definitivo, em 28 de maio de 2015. No Brasil, o 767-200 voou pela Transbrasil e pela Varig. Atualmente, tanto o -200 quanto o -300 são largamente usados como aviões cargueiros ao redor do mundo.

Artigos relacionados

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?