Há exatos 50 anos, o Bandeirante entrava em operação

Pioneiro, o Bandeirante (E110) foi precursor para o que conhecemos hoje como Embraer. Abrindo caminho para uma série de aeronaves que vieram a ser posteriormente produzidas pela fabricante brasileira, o bimotor realizou seu 1º serviço há exatos 50 anos.

A primeira operadora do Embraer 110 foi a FAB, que recebeu sua primeira unidade do modelo no dia 9 de fevereiro de 1973. A entrega aconteceu com uma cerimônia realizada na fábrica da Embraer, em São José dos Campos, marcando assim a estreia da aeronave.

Com título IPD/PAR 6504, o projeto do primeiro bimotor da Embraer foi idealizado no Centro Técnico de Aeronáutica (CTA). O primeiro voo ocorreu em 22 de outubro de 1968, ano em que o avião recebeu o nome Bandeirante. Ao todo, 170 empresas nacionais colaboraram com o projeto.

Foto: Arquivo Flap

Linhas aéreas brasileiras como a Transbrasil, VASP, TAM, Rio Sul, operaram o modelo. Assim como no Brasil, a aeronave ganhou seu destaque no mundo e empresas como a United Express, Insel Air, Air Rarotonga e até a famosa RyanAir, que iniciou suas operações com o modelo, operaram o modelo.

Na FAB, o Bandeirante já desempenhou diversas missões, como transporte de pessoas, de carga e de paraquedistas, sendo também utilizado para instrução e ensaio em voo. Um dos destaques foi a versão de busca, salvamento e reconhecimento, que ficou conhecida como Banderulha, responsável pelo patrulhamento do território marítimo brasileiro.

A Embraer desenhou a aeronave para atender mercados regionais e produziu um total de 498 unidades. Além da versão para passageiros, a fabricante desenvolveu também as variantes militar, de patrulha e cargueira.

O Bandeirante sem dúvida deixou um legado para a aviação brasileira e continua ativo em diversos países até hoje.

> siga a Flap International no Instagram: @revistaflapinternational

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?