Gol completa um ano de voos livres de carbono para Fernando de Noronha

Ontem (1/9), a Gol completou um ano da primeira rota 100% carbono neutro do país, a ligação entre Recife e Fernando de Noronha. Em parceria com a Moss, uma das principais plataformas ambientais de créditos de carbono no mundo, a empresa afirma que a ação tem como principal premissa contribuir para a preservação de um paraíso ecológico brasileiro que é cultuado no mundo inteiro.
Durante o período, foram neutralizados 7.295 toneladas de gás carbônico, em 953 voos de ida e volta entre a capital pernambucana e o arquipélago. A empresa afirma saber que ainda há muito a ser feito em prol da natureza e para mitigar o impacto dos voos nas mudanças climáticas, e acredita ter escolhido um bom caminho.
A aviação comercial é essencial para o cotidiano de Fernando de Noronha e é responsável por 50% das emissões geradas por lá. Com a iniciativa, um quarto dessas emissões são neutralizadas, com as duas empresas assumindo o custo da compensação total de gás carbônico de todos os voos nesse trecho.
Em junho do ano passado, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a Gol deu a largada na iniciativa pioneira na América Latina de oferecer a seus passageiros a possibilidade de compensarem a pegada carbônica deixada por suas viagens com a campanha #MeuVooCompensa.
Um novo voo sustentável foi lançado em dezembro do ano passado, também em parceria com a Moss, desta vez na rota entre São Paulo e Bonito, outro destino turístico ecológico brasileiro.
Como funciona
A compensação de carbono em voos nacionais e internacionais da Gol é realizada por meio do MCO2, primeiro token verde totalmente global registrado em blockchain. O valor gerado pela transação do token se destina a neutralizar a emissão de CO2 a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia. Proteger a Floresta Amazônica é zelar pelo meio ambiente mundial.
O custo com a campanha #MeuVooCompensa custa em média R$ 11,20 num voo entre São Paulo e Salvador, por exemplo. O cálculo e o pagamento podem ser feitos pelo site da própria Gol. Feita a transação, o cliente tem a garantia de que o valor será imediatamente revertido em benefícios à Floresta Amazônica, com direito a certificado.
O token pode ser gerado tanto para viagens já realizadas quanto para as futuras.