Emirates realiza testes com combustível sustentável no motor GE90 do 777

A Emirates concluiu com sucesso o teste em solo com um de seus motores GE90 em uma aeronave Boeing 777-300ER usando combustível de aviação 100% sustentável (100% SAF).
O objetivo dos testes e análises em solo é analisar a capacidade do motor GE90 de operar com 100% SAF de mistura especial, sem afetar seu desempenho e sem exigir modificações nos sistemas da aeronave ou procedimentos especiais de manutenção na aeronave Boeing 777-300ER ou motor GE90 para operar. O SAF reduz em até 80% as emissões de carbono ao longo do ciclo de vida do combustível.
Testes da Emirates com SAF
Nos testes em solo no moderno Centro de Engenharia da Emirates em Dubai, a aeronave passou por suas atividades de pré-inspeção padrão. Depois disso, o teste de operação estacionária começou com a operação da fonte auxiliar de energia (APU) Honeywell 331-500 usando 100% SAF. Então, colocaram a APU sob carga total com SAF para ligar os motores.
O motor esquerdo, operado em toda a sua faixa de potência, usou as mesmas configurações do voo experimental. A companhia testou as configurações de marcha lenta, decolagem e subida nos tempos completos do perfil de voo, operando em velocidade e intensidade máximas. Os motores foram então operados em configurações de “cruzeiro” por 15 minutos.
Após o término da simulação, os motores foram resfriados. Deixaram os combustíveis em isolamento em tanques separados, a fim de manter a separação dos combustíveis de teste. Após a conclusão do teste em solo, os dados do motor foram transferidos para revisão, comparação e análise.
A Emirates há muito apoia o trabalho do setor e do governo para incentivar o desenvolvimento da indústria de SAF. Além disso, também participa regularmente de iniciativas para contribuir com a adoção do SAF. Seu primeiro voo movido a SAF misturado com combustível de aviação foi em 2017 em uma aeronave Boeing 777, que partiu do aeroporto O’Hare de Chicago.
A empresa recebeu sua primeira aeronave A380 movida a SAF em dezembro de 2020 e transportou 32 toneladas de SAF para seus voos de Estocolmo no começo de 2020 com o apoio do Programa de Incentivo aos Biocombustíveis da Swedavia. Por fim, os voos de Oslo também começaram a usar SAF.