A cada 100 mil passageiros menos de 11 apresentaram reclamação

egistros foram feitos via portal do consumidor entre janeiro e outubro deste ano
A adesão da ANAC à plataforma de intermediação de demandas entre passageiros e empresas aéreas pelo endereço eletrônico www.consumidor.gov.br completou um ano neste mês e de acordo com levantamento preliminar, de janeiro a outubro de 2017 foram registradas 8.599 reclamações contra as seis empresas aéreas cadastradas na ferramenta para um total de aproximadamente 81,7 milhões de passageiros pagos transportados por elas. Isso equivale a dizer que para cada grupo de 100 mil passageiros pagos dessas empresas houve 10,5 reclamações ou ainda, 13 reclamações para cada mil voos realizados por elas. Ressalta-se que essas sete companhias (TAM, Gol, Avianca, Azul, Lufthansa e Swiss Air) respondem, juntas, por 88,2% dos passageiros pagos transportados (quase 81,7 milhões) em voos regulares e não regulares, domésticos e internacionais, realizados de janeiro a outubro deste ano. Pela plataforma o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas, que têm o compromisso de receber, analisar e responder as reclamações em até dez dias. O tempo médio de atendimento tem sido de menos de seis dias. A utilização da ferramenta possibilita a resolução direta dos problemas reclamados pelos passageiros em relação aos serviços de transporte aéreo e a atuação da ANAC consiste no monitoramento das demandas, resultando em ações junto às empresas quando alguma conduta se evidencia pelo número de registros na plataforma. O passageiro também pode encontrar na ferramenta as últimas reclamações registradas, ver a lista de empresas participantes, consultar o desempenho das operadoras e obter outras informações. A plataforma criada pelo Governo Federal é uma efetiva ‘porta de entrada’ das reclamações de consumo via Internet, num ambiente público, onde toda a sociedade pode monitorar dia a dia, a qualidade do relacionamento entre as empresas e seus consumidores. O índice de solução de conflitos no transporte aéreo por meio da plataforma no mesmo período foi de quase 64%. Mais informações no portal www.anac.gov.br.