Zeca, um border collie, e Tupã, um gavião, são os novos funcionários do Aeroporto de Brasília

A Equipe Fauna do Aeroporto de Brasília acaba de ganhar dois novos membros. Zeca, um cão da raça border collie de 4 anos, e Tupã, um gavião-asa-de-telha de 9, serão empenhados na área operacional afugentando pássaros e outros animais invasores das áreas próximas às pistas de pousos e decolagens.

Eles estão devidamente credenciados para acessar as áreas restritas do aeroporto e prontos para o trabalho (fotos abaixo). Os dois são treinados para esse tipo de atividade, e os animais eventualmente capturados com a ajuda deles são soltos na natureza, longe do vai e vem dos aviões que operam no Aeroporto de Brasília.

O uso de cães e gaviões em aeroportos não é novidade. A prática é comum fora do país e até mesmo em alguns aeroportos brasileiros. “O Zeca é extremamente obediente, educado, de linhagem indicada para a prática da atividade por aprender comandos complexos”, explica Anelize Scavassa, líder de Fauna e responsável pelo cão.

Zeca foi submetido a testes, afugentando aves que pousavam na área operacional do aeroporto, e seu desempenho e adaptação foram observados de perto pelos membros da equipe. Ele é capaz até de trabalhar próximo à pista sem invadi-la, graças ao treinamento.

Tupã também foi treinado e exercitado para a tarefa. “Trabalho para que ele fique no peso ideal para apenas afugentar outras aves, não capturar. Os dois serão de grande ajuda no nosso trabalho no aeroporto”, pontua Scavazza.

Além dos dois, a Equipe Fauna também utiliza outras técnicas para afastar animais das áreas operacionais. O comportamento dos bichos e de toda a vegetação da região são estudadas ano a ano pela equipe para diminuir os atrativos na área.

Artigos relacionados

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?