Conheça as ações da Infraero para acessibilidade nos aeroportos

PNAE completou dez anos e alcançou a marca de 19 mil capacitações realizadas em 233 cursos nas unidades da estatal pelo País
No Brasil, cerca de 24% da população tem algum tipo de deficiência. O dado é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que em seu último estudo contabilizou 45 milhões de pessoas com deficiência. Para essa parcela expressiva de brasileiros, a Infraero destaca suas ações para garantir a acessibilidade e autonomia nos embarques e desembarques em sua rede de 59 aeroportos pelo Brasil. Uma das principais ações nesse sentido é o Curso de Atendimento ao Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (PNAE), que completou dez anos e alcançou a marca de 19 mil capacitações realizadas em 233 cursos nas unidades da estatal pelo País. Nas atividades, empregados da Infraero, terceirizados e comunidade aeroportuária passam por experiências sensoriais e de mobilidade, fazendo o uso de vendas, cadeiras de rodas, muletas e bengalas. A ideia é que os funcionários vivenciem o dia-a-dia de uma pessoa com deficiência, visitando as instalações dos aeroportos. Além disso, aprendem sobre o trato adequado a cada deficiência e o cumprimento às normas e leis e fazem exercícios práticos e troca de experiências entre os participantes. A capacitação tem o foco na aviação civil, envolve todas as áreas da Infraero e contempla também o respeito e a diversidade, conforme definição da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu o dia 3 de dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Um dos principais exemplos de boas práticas de acessibilidade pela empresa está no Aeroporto Santos Dumont. Em 2014 o terminal recebeu o selo de participação no projeto Rio Acessível, com a classificação Diamante. O terminal foi o único entre os 250 pontos analisados na cidade que obteve mais de 90% de acessibilidade. Além de empregados devidamente treinados, o aeroporto conta com balcões de informações, bebedouros e sanitários adaptados, semáforo sonoro, telefones para surdo com teclado acoplado, rampas nas calçadas em frente aos terminais, pisos táteis, 55 balcões de check-in e 51 totens de autoatendimento adaptados, ambulifts que auxiliam o embarque e o desembarque nas aeronaves que estão estacionadas fora das pontes de embarque, ônibus e micro-ônibus 100% adaptados, além das vagas exclusivas no estacionamento para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A Infraero também vem realizando adaptações em todos os terminais de passageiros dos aeroportos da rede para torná-los acessíveis, cuidado que se estende também aos contratos de concessão de áreas comerciais, como braile, nos cardápios das lanchonetes e restaurantes nas praças de alimentação. Outro destaque é a presença de empregados treinados na Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os aeroportos da Infraero.