Aeroporto de Confins celebra hoje 39 anos

O Aeroporto de Confins está completando 39 anos nesta terça-feira (28). O terminal se consolidou como o mais movimentado de Minas Gerais e hoje conta com voos diretos para todas as regiões do país e também rotas internacionais.
Fundado em 1984, CNF foi criado com a ideia de desafogar o intenso tráfego do aeroporto central da Pampulha. No ano de 1982, um Boeing da extinta Vasp realizou o primeiro voo comercial por lá, mas a abertura oficial aconteceu em 1984, antecipada e com obras inacabadas, por conta da chegada da época das chuvas na região que alagavam a Pampulha.
Nos últimos anos, a Azul reforçou Confins como um de seus principais hubs no Brasil, dando assim uma nova vida ao aeroporto, que viveu de forma mais pacata até o início dos anos 2010s.
Administrado pela BH Airport, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte fechou 2022 com a movimentação de cerca de 10 milhões de passageiros. Número que representa 90% do movimento alcançado em 2019. Em 2021, a movimentação alcançou 7 milhões de passageiros. A meta para 2023 é recuperar 100% dos patamares pré-pandemia.
“Precisamos valorizar a história do aeroporto, que é marcada pela transformação, sobretudo nesses quase dez anos, período em que está sob concessão. Minas Gerais conta hoje com um equipamento ainda mais moderno e funcional. Nesses 39 anos, muitas foram as mudanças e tivemos a oportunidade de contribuir ainda mais para oferecer uma infraestrutura adequada e no patamar que passageiros e visitantes merecem. Muitos foram os desafios, mas os resultados mostram que estamos no caminho certo”
Herlichy Bastos, diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport
Atualmente, seis empresas aéreas voam para Confins: Azul, Avianca Colombia, Copa Airlines, Gol, LATAM e TAP Air Portugal. Ao todo, 43 destinos nacionais e 3 internacionais possuem serviços diretos a partir de CNF.