GRU Airport implementa uso de drone para trabalho de segurança

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, começou a utilizar drones como parte de um Plano de Trabalho de Segurança. A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, adquiriu dois equipamentos da fabricante Dahua Technology, que visam monitorar e proteger o perímetro do aeroporto.

Com o uso dessas aeronaves, é possível identificar e prevenir princípios de incêndios, fiscalizar espécies de animais que vivem no complexo, apoiar as vistorias das pistas de pouso e decolagem, alertar sobre invasões irregulares das áreas e orientar nas decisões de logística e trânsito em casos específicos. As operações seguem as regras de Segurança Operacional e normas da Aviação Civil.

Também conhecidos como veículos aéreos não tripulados (VANT) ou Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), os drones foram testados sob a supervisão de técnicos da Dahua Technology e da concessionária. Após os testes, os veículos estão aptos para realizarem inúmeras outras análises preditivas e comportamentais, uma vez que possuem tecnologia de Inteligência Artificial embarcada. O Plano de Trabalho de Segurança do Aeroporto Internacional de São Paulo inclui ainda outras ações e cuidados com a manutenção dos espaços físicos e com o meio ambiente.

Foram adquiridos dois aparelhos com câmera térmica, que possuem dois conjuntos de bateria (oito baterias no total) e dois conjuntos de hélices de reserva. São equipamentos robustos e suportam as inúmeras rajadas de vento que o local recebe constantemente. O drone pode ser utilizado em condições de chuva e na escuridão. Além disso, as câmeras possuem zoom ótico de 30X com tecnologia StarLight, que permite que esses equipamentos sejam utilizados mesmo em ambientes com pouca luz, e ainda são capazes de identificar pessoas, animais e objetos a distância.

Artigos relacionados

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?