Em nossa última matéria do Especial Pan Am de fevereiro, iremos para Nova York, conhecer mais sobre as operações de helicóptero da empresa por lá. A parte 1 da história da Pan Am pode ser lida na edição 613 da Flap International: ASSINE JÁ.
Uma cidade cosmopolita como Nova York geralmente tem um trânsito de veículos caótico, principalmente em horários de pico. Buscando sempre inovar em seus serviços, a Pan Am encontrou, pelo ar, uma facilidade que ajudou a reduzir o tempo de deslocamento de seus passageiros: o táxi mais rápido de Nova York.
O contrato foi fechado com operadora Omniflight Airways, alguns helicópteros da empresa, incluindo modelos como o Bell 222 ou o Westland 30, ganharam os títulos da Pan Am e o projeto foi lançado oficialmente na década de 80.
Very cool Pan Am ad from 1985. No helicopter service to 200 Park Avenue though. 🙁 #avgeeks #panam #aviationgeek #aviationlovers #airline pic.twitter.com/7G3VLZgDg6
— Northliner (@Todd_northliner) August 31, 2020
Os voos nos helicópteros da Pan Am estavam inclusos nos bilhetes dos passageiros que haviam optado por voar na First Class ou na Clipper Class. A ideia do serviço era transportar estes viajantes entre o Aeroporto JFK, com partidas e chegadas direto no terminal da empresa, o emblemático Worldport, e três localidades, incluindo duas em Manhattan. Confira quais eram os locais que contavam com as linhas de/para o JFK:
- Heliporto do Battery Park (Manhattan) – próximo do World Trade Center (Torres Gêmeas) – serviço disponível entre 7h45 e 19h45;
- Heliporto da East 60th Street (Manhattan) – próximo da loja da Pan Am no cruzamento entre as ruas 45th St. e Vanderbilt, onde os passageiros podiam fazer o check-in e despacho das bagagens – serviço disponível entre 8h e 14h;
- Terminal B do Aeroporto Internacional de Newark.
Práticos, o serviços entre o Worldport e o Heliporto do Battery Park e também o Heliporto da East 60th Street duravam cerca de rápidos 8 minutos. Já a linha de/para o Aeroporto Internacional de Newark durava por volta de 15 minutos.
Você chegou a voar em um helicóptero da Pan Am? Conte aqui nos comentários:
ESPECIAL PAN AM: